Teles reagem a mudanças nas regras de espectro

Quando a Anatel trouxe para consulta pública as novas regras do Plano Geral de Metas de Competição (PGMC) e do Regulamento Geral de Uso do Espectro (RUE) no final de 2023, estava claro que a agência pretendia provocar uma virada radical no ambiente normativo, a fim de provocar no mercado móvel um efeito competitivo parecido com o que aconteceu na banda larga fixa a partir de 2012, quando foram trazidas regras de regulação assimétrica para o mercado.

Entre as medidas trazidas pela Anatel estavam a introdução dos Mercado de Operadores Virtuais (MVNOs) e o de Exploração Industrial de Radiofrequências (EIR), além da proibição da prática de RAN Sharing entre as operadoras nacionais nas cidades até 100 mil habitantes nas faixas de 3,5 GHz e 2,3 GHz.

Mas, ao que tudo indica, a tarefa da agência será muito mais árdua agora, a julgar pela reação das três grandes operadoras móveis: Vivo, Claro e TIM. 

Notícias relacionadas

O maior desafio da agência será o fato de que muitas das inovações regulatórias propostas confrontam situações que foram consolidadas a partir dos leilões de espectro, que foram disputados de maneira aberta e cujas regras constituem contratos praticamente inalteráveis. Além disso, a julgar pelos comentários das empresas, a Anatel está indo contra práticas e procedimentos de mercado que foram adotados por anos com o aval e autorização da agência. O tom dos comentários das empresas deixa claro que a Anatel avançou sobre pontos que as operadoras móveis consideram intransponíveis, o que obviamente sinaliza o cenário de um enfrentamento judicial caso a Anatel siga na toada pretendida.

Os comentários das três operadoras dissecaram a Análise de Impacto Regulatório (AIR) apresentada pela Anatel como fundamentação do PGMC e, a partir dos dados da própria AIR contestam de maneira veemente as mudanças propostas. Ou seja, usam contra as propostas da Anatel dados da própria AIR.

De certa forma, o tom das operadoras já havia aparecido no Seminário Políticas de (Tele)Comunicações organizado pela TELETIME em fevereiro, quando a Conexis passou a colocar, entre os primeiros itens de preocupação de sua agenda institucional, a preocupação com o respeito aos contratos. Também naquela ocasião, as operadoras questionaram a tese de que o mercado móvel estivesse demasiadamente concentrado e que, por isso, precisasse de mais remédios concorrenciais e assimetrias para estimular novos entrantes. A consulta pública do PGMC deixa isso ainda mais claro: as três operadoras nacionais não estão dispostas a aceitar uma mudança de regras de maneira passiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!