Neger Telecom conectará produtores com tecnologia para áreas rurais

Foto: GAIMARD/Pixabay

A operadora Neger Telecom está iniciando uma empreitada para conectar produtores rurais a partir de uma tecnologia pensada para o segmento do agro.

Para tal, a empresa está doando equipamentos RuralMAX para quatro comunidades rurais do interior de Alagoas. Os dispositivos captam o sinal das redes celulares mesmo em locais com sinal baixo ou instável

Segundo a empresa, a tecnologia integra internamente em um único equipamento omo antena, amplificador de sinal, modem e roteador. Eles possuem Wi-Fi IEEE 802.11b/g/n integrado, permitindo velocidades de até 300 Mbps e conexão à Internet.

Notícias relacionadas

A iniciativa faz parte do projeto RuralMAX 5G Pro que busca levar conectividade em banda larga e internet das coisas (IoT) de baixo custo para áreas rurais. O impacto da tecnologia vai ser monitorado pela Neger Telecom, com apoio de pesquisadores do programa RHAE (Recursos Humanos em Áreas Estratégicas), financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

"Com o RuralMAX, essas famílias de produtores rurais, que vivem em locais muito remotos e carentes, poderão não só captar novos compradores – geralmente, as vendas são restritas a um único intermediário ou feira local –, como também poderão aprender técnicas de produção agrícola, de vendas, e ter acesso à educação online", explica João Pedro dos Santos Verçosa, pesquisador da empresa. 

Grupos atendidos pelo projeto

Entre os contemplados do projeto estão grupos como cooperativistas, assentados do Movimento Sem Terra, indígenas e pequenos produtores familiares. 

Dois dos equipamentos doados vão atender 35 famílias que produzem frutas e hortaliças no assentamento do Movimento Sem Terra (MST) localizado no município de Messias, a 40 quilômetros de Maceió. Produtores de leite de Tanque D'Arca, no agreste alagoano, também serão beneficiados. 

"Na região, os dispositivos convencionais, como os celulares, sofrem com instabilidade na captação devido a fenômenos físicos da propagação eletromagnética. O uso de um equipamento mais robusto associado a técnicas de engenharia de telecomunicações, pode prover internet com bom desempenho, através do acesso aos grandes provedores de internet", explica Oliveira.

Outro ponto do projeto é a aldeia indígena Kariri Xocó, no município de Aldeia Real do Colégio, na região do baixo São Francisco, a 172 km de Maceió.  Atualmente, na área onde ficam as roças de mandioca, feijão e milho, por exemplo, não há energia elétrica e muito menos internet. 

O quarto local do projeto de implantação do Rural Max 5G Pro é a Cooperativa dos Agricultores Qualificados (Copaq), em Matriz de Camaragibe, a 75 km de Maceió. Lá eles produzem coco e mais trinta produtos. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!