De assimetrias a respeito a contratos, associações diversificam preocupações em 2024

Associações apontam prioridades para 2024 no Seminário Políticas de Telecomunicações

A agenda regulatória e a lista de demandas para o ano de 2024 de algumas das principais associações setoriais do mercado de comunicações mostra a evolução da agenda em relação a anos anteriores, e surge com elementos novos que colocarão os agentes reguladores e formuladores de políticas públicas sob pressão.

Um bom exemplo é a Conexis Brasil Digital, que representa as principais operadoras de telecomunicações. Marcos Ferrari, presidente executivo da associação, pontuou que a entidade vê a necessidade de evolução da pauta da transformação digital nas políticas públicas para patamares equivalentes ao que tem hoje, por exemplo, a agenda da transição energética.

"Temos que alcançar o mesmo status em termos de prioridade de País", pontuou, lembrando que a transformação digital é uma agenda que atrai investimentos e traz aumentos de produtividade. "Recentemente o setor automotivo anunciou investimentos de R$ 42 bilhões em 10 anos e isso foi manchete de jornal. Nós investimentos praticamente esse valor a cada ano".

Notícias relacionadas

Ferrari, que participou nesta terça, 6, da primeira mesa do Seminário Políticas de (Tele)Comunicações, organizado pela TELETIME em parceria com o Centro de Estudos de Políticas de Comuniucações da Universidade de Brasília (CCOM-UnB), também trouxe uma pauta nova: a preocupação com a estabilidade e previsibilidade de regras, algo que há muito tempo não aparecia na agenda do setor.

A preocupação da Conexis passa, segundo apurou este noticiário, pela possibilidade de que a agência venha a alterar regras que estavam asseguradas no momento do leilão de 5G e que embasaram as contas e investimentos das empresas, como a possibilidade de compartilhamento de rede (RAN Sharing), algo que a Anatel pretende mudar.

Outro elemento que preocupa, segundo fontes de mercado, é a possibilidade de alterações no escopo dos compromissos a serem implementados com os recursos arrecadados no leilão de 5G, como a rede privativa, ainda que Ferrari não tenha trazido o tema de maneira pública. "Temos que assegurar o que foi contratado no edital", disse Ferrari no evento.

Outro tema importante para as operadoras é a agenda da regulamentação da reforma tributária. Em relação às disputas com as plataformas digitais, Ferrari defendeu o diálogo. "O diálogo é o que vai resolver tudo, o que significa encontrar um equilíbrio entre os interesses da radiodifusão, das plataformas e das empresas de conectividade". 

Neo de olho nos postes

Para a Associação NEO, a questão dos postes é hoje crítica para a associação e existe a expectativa de como ficarão as regras conjuntas entre Aneel e Anatel. Especialmente o modelo de precificação, diz Rodrigo Schuch, presidente da entidade.

Mas ele aponta também uma grande preocupação com os debates competitivos, especialmente o PGMC, as regras de uso de espectro com o RUE e também a expectativa em relação à evolução e faixas de espectro para o WiFi6 e WiFi 7. A NEO Associação, que tradicionalmente acompanha o mercado de TV por assinatutra, também elogiou e pediu continuidade às políticas de combate à pirataria e mostrou atenção à regulação do VoD.

Abert quer isonomia

A leitura dos radiodifusores, representados no debate pela Abert, está em linha com a preocupação da Conexis quando o tema é a necessidade de correção de assimetrias regulatórias, mas no caso da associação de emissoras de rádio e TV, a preocupação é com as mídias digitais, que segundo ela "devem seguir as mesmas regras". Segundo Flávio Lara Resende, presidente da associação, "ninguém é contra a atuação das plataformas, mas entendemos que elas precisam ter os mesmos direitos e deveres", disse no evento.

Nesse sentido, a Abert defende a responsabilização das plataformas, aguarda o julgamento do STF sobre a constitucionalidade do Artigo 19 do Marco Civil da Internet e defende um marco de responsabilidade das plataformas sobre conteúdos remunerados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!