A Anatel participou de testes para uso de tecnologias de tecnologias de telecomunicações móveis 4G e 5G para aplicações de comunicações de emergência. A ação se deu a partir de um convite do Ministério de Assuntos Internos e de Comunicações do Japão (MIC) e o experimento foi conduzido na semana passada na cidade de Curitiba.
De acordo com a agência brasileira, a atividade foi desenvolvida no âmbito do Memorando de Cooperação (MdC), um acordo assinado entre o órgão japonês e a Anatel em agosto de 2023 para cooperação na difusão do Open RAN – cujo objetivo é fomentar a diversificação, o avanço e competitividade do ecossistema de equipamentos de telecom no Brasil e no Japão.
"A atuação da Agência na difusão de sistemas de telecomunicações de emergência é cada vez mais necessária, considerando-se a tendência de sejam progressivamente mais frequentes eventos climáticos extremos", informou a Anatel em nota.
Além da agência, participaram dos testes a Embaixada do Japão em Brasília, o Consulado Geral do Japão em Curitiba, a empresa Japan Radio Company, a Universidade de Brasília (UnB), a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Estado do Paraná, o Corpo de Bombeiros Militar dos Estados do Paraná e de Santa Catarina, a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, a Polícia Rodoviária Federal.