TIM usa tecnologia de startup para tornar lojas acessíveis

Lojas TIM Acessibilidade
Foto: Divulgação

A TIM adaptou recentemente mais uma loja para funcionar no conceito 100% acessível. Localizada no Shopping Center Lapa, em Salvador (BA), o espaço possui equipamentos que auxiliam os clientes durante a experiência dentro do estabelecimento. Entre eles está um aplicativo desenvolvido pela Biomob, startup especializada em consultoria e soluções de acessibilidade.

Fruto da parceria, a plataforma TIM Áudio Guia é capaz de disponibilizar, via QR Code e tag NFC, a leitura e audiodescrição do mapa tátil da loja, incluindo a descrição dos aparelhos e dos acessórios expostos na mesa de degustação e nos demais ambientes. Além disso, ela utiliza linguagens neutras, simples e inclusivas, oferecendo também opção em libras. 

Entre outras novidades estruturais estão o piso tátil, atendimento em libras, mesas e cadeiras adaptadas para pessoas com nanismo e obesas, mobiliários com altura adequada para cadeirantes, placas de sinalização em braile, entre outras. 

Notícias relacionadas

Outras lojas

Esta foi a quarta loja física da TIM a receber intervenções da Biomob para se tornar acessível a todos os públicos e necessidades. A parceria, que começou em 2023, já foi aplicada, também, em unidades de Teresina (PI), Uberlândia (MG), Divinópolis (MG) e, mais recentemente, uma quinta loja passou por intervenções, em Osasco (SP).

Além de desenvolver o app, a Biomob também deu apoio técnico em todo o projeto estrutural. Valmir de Souza, CEO da startup, ressalta que a ideia de promover a acessibilidade vai além do aspecto digital e estrutural, sendo primordial a preparação comportamental de funcionários e gestores para atender adequadamente cada necessidade. 

"Nesse projeto, sempre tivemos total liberdade de implementar nossas práticas voltadas à acessibilidade atitudinal, que contempla ações focadas na quebra da barreira social entre as pessoas. Seja na forma correta de se referir a uma determinada condição, saber ouvir ou evitar constrangimentos, por exemplo", explica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!