A área de telecomunicações representa 10% da receita global da HP e a companhia aposta nesse mercado para ampliar sua presença também no Brasil com o oferecimento de novas soluções. Um dos lançamentos é um servidor de mídia HP OpenCall Media Platform Media Resource Function (MRF), que permite serviços interativos e de multimídia nas novas redes IMS (Internet Protocol Multimedia Subsystem).
Conforme explica Cláudio Rangel, gerente de indústria de telecomunicações da HP, a companhia conta com quatro operadoras clientes no Brasil do HP OpenCall e a perspectiva é que essas empresas migrem para os novos produtos da companhia atualizando suas redes para IMS. Em Portugal a Vodafone adotou a solução para o oferecimento de videoconferência, além de contar com o sistema em seu call center, diz Rangel. No Brasil o executivo vê boas oportunidades no crescimento das redes celulares e no oferecimento de novos serviços. ?A portabilidade numérica, garantia de receita, sistemas anti-fraude e IPTV impulsionam esse mercado?, diz o executivo.
Um dos recursos do HP OpenCall Media Platform MRF é a capacidade de compor em tempo real serviços de voz, dados e multimídia nas redes IMS. A plataforma permite que os usuários móveis criem uma conferência de áudio ou vídeo, compartilhem fotos e mensagens e forneçam informações de localização – tudo em uma sessão integrada. Outra novidade, lançada pela empresa em conjunto com Movial e a Ubiquity Software é o serviço Mobile MusicSharing, que oferece aos usuários móveis os recursos de conference call. Além de poder ouvir suas músicas favoritas podem falar sobre elas ao mesmo tempo – tudo em uma sessão segura que protege os direitos autorais.
Redes