Crea-PR promove ação de fiscalização de equipe técnica em PPPs

Atuando como "braço de apoio à Anatel", o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) lançou nesta sexta-feira, 11, uma ação de fiscalização de provedores de Internet no estado, especialmente os de pequeno porte (PPPs), e que deverá se estender até dezembro. Serão 69 empresas fiscalizadas, das quais 20 em Curitiba.

Segundo o Crea-PR, será verificado entre os PPPs se possuem profissional habilitado e capacitado no quadro técnico, se foi responsável por elaborar projeto técnico e se as anotações de responsabilidade técnica (ARTs) estão em dia. A entidade diz que, no caso dos provedores, é indicado que o profissional seja um engenheiro habilitado na área, como eletricista, computação, eletrônica ou, naturalmente, telecomunicações. 

O foco nos PPPs seria por que, de acordo com o Conselho, há maior índice de irregularidades nessas empresas, inclusive em manter engenheiros no quadro profissional. "Em alguns casos, a contratação acontece apenas para a elaboração do projeto, mas com o decorrer do tempo, o engenheiro acaba dispensado e a qualidade da internet fica comprometida para o cliente que contratou os serviços. Quando acontecem problemas técnicos, por exemplo, o provedor não consegue resolvê-los por falta de profissionais", disse o conselheiro da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica da entidade, Fernando Felice, em comunicado.

Notícias relacionadas

Desta forma, o Crea-PR afirma que, como apoio da Anatel, pode até suspender os serviços do provedor regional caso seja constatada alguma irregularidade. Felice recomenda que, antes de assinar contrato de banda larga, o consumidor consulte o site da agência e exija da empresa um documento que comprove o projeto técnico assinado pelo engenheiro e a apresentação da ART de cargo e função. Caso encontre irregularidades, o consumidor pode fazer denúncia ao próprio Conselho Regional. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!