Líderes de participação no mercado brasileiro de banda larga, as operadoras Claro e Vivo se destacaram ao longo do primeiro trimestre de 2024 na adição líquida de clientes. Enquanto a primeira somou 90 mil novos assinantes no período, a Vivo registrou 105 mil novos acessos, na melhor marca da cadeia.
As informações fazem parte da base de dados da Anatel para o serviço. Em março, 48,3 milhões de acessos de banda larga foram comunicados por empresas à agência. O número deve ser atualizado na medida que entrarem novas informações das operadoras de menor porte.
Já entre os grupos com mais de 500 mil acessos – que reportam dados regularmente -, apenas a Vivo superou a casa das cem mil adições no trimestre. Em março, a empresa tinha 6,836 milhões de contratos de banda larga, sendo 4,872 milhões de fibra óptica.
As 105 mil adições em três meses (+38 mil apenas em março) são resultado de 173 mil ativações na tecnologia de fibra óptica, que compensaram 67 mil desconexões na rede legada de cobre.
A líder do mercado de banda larga segue sendo a Claro: 10,062 milhões de acessos (+30 mil em março), sendo 1,425 milhões em fibra óptica.
O saldo líquido de 90 mil adições em todas as tecnologias no primeiro trimestre resulta de 126 mil ativações de clientes de fibra no período, que compensaram 34 mil desconexões na tecnologia de cabo.
Oi
Já a Oi encerrou o trimestre com 4,754 milhões de acessos. Na soma das tecnologias a empresa perdeu 37 mil acessos no primeiro trimestre, ainda que em março sozinho os números caminhassem para a estabilidade.
No Oi Fibra o saldo do trimestre foi positivo: 13 mil adições (beneficiadas por movimento de 17 mil clientes em março) e base de 4,350 milhões. Assim, os números do consolidado são negativos porque as desconexões na rede legada de cobre chegaram a 49 mil no trimestre.
Provedores
Dentre os maiores provedores regionais, o destaque orgânico foi a Brisanet, com 32 mil adições no trimestre, sendo 9 mil em março. A empresa tem 1,324 milhão de clientes.
A Desktop teve números similares, resultando em 29 mil adições no trimestre, sendo 9 mil em março. A operadora paulista tem 1,046 milhão de acessos.
A Unifique ficou acima de ambas, com 33 mil adições no trimestre com ajuda de aquisições. Organicamente, as adições da empresa estão na casa dos 2 mil ao mês. A catarinense tem 752 mil assinantes.
Já a EB Fibra (Alloha) teve 19 mil adições líquidas no trimestre (+3,6 mil em março), encerrando o terceiro mês de 2024 com 1,577 milhão de clientes.
Por sua vez, Vero e Americanet somaram juntas cerca de mil clientes novos no trimestre. As empresas ainda reportam informações de forma separada, e as 8 mil adições da Vero compensaram queda de 7 mil na Americanet.
No caso do Algar e TIM, as adições no trimestre ficaram abaixo da casa dos 10 mil, sendo que na TIM os números praticamente estagnaram em março.
2023
A atualização da Anatel para meses anteriores também deu maior visibilidade sobre o real crescimento da banda larga em 2023. Foram 3,1 milhões de novos acessos registrados no ano passado, sendo que 4,2 milhões novas conexões de fibra compensaram quedas nas tecnologias legadas.