O vice-presidente de relações institucionais da Claro, Fabio Andrade, em sua participação na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), conhecido como Conselhão, nesta quinta-feira, 16, explicou as ações que as operadoras de telecomunicações estão implementando para garantir a conectividade e os serviços no Rio Grande do Sul.
Andrade destacou que as três grandes operadoras estão atuando em roaming, ou seja, onde uma operadora atuava, outra pode também fornecer o serviço, garantindo dessa forma um compartilhamento de sinal e serviço. "Esse é um esforço das três grandes operadoras", disse. O VP da Claro também destacou que a Claro está mantendo o sinal dos clientes inadimplentes no Estado.
"O presidente da Claro, José Félix, está in loco atuando para garantir o reestabelecimento da conectividade e dos serviços móveis no Rio Grande do Sul. Fizemos um esforço de equipe de engenharia muito grande para reestabelecer a telefonia móvel e a Internet móvel naquela região", informou Fabio Andrade aos presentes na reunião.
Sobre banda larga fixa, ele disse que ainda está em processo de reestabelecimento porque depende de postes e outras infraestruturas que foram muito afetadas pelas enchentes.
"Basicamente, nosso esforço de engenharia foi muito grande. E à medida que a água for baixando, vamos reestabelecer a rede fixa", disse o representante da Claro.