STF derruba lei do RJ que obrigava sinal de celular em túneis e metrô

Foto: Reprodução/MetrôRio

O estado do Rio de Janeiro não pode obrigar operadoras de telecomunicações a manterem sinal de telefonia móvel e de Internet em túneis, incluindo aqueles de trem e metrô. Esse foi o entendimento do Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), que invalidou uma lei estadual do RJ que demandava serviços de conectividade nesses lugares.

A decisão unânime foi tomada no julgamento de uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI). Isso porque a lei estadual 9.925/2022 foi questionada pela Associação das Operadoras de Celulares (Acel). O principal argumento utilizado pela organização foi a de violação aos dispositivos constitucionais que definem a competência da União para legislar sobre a exploração dos serviços de telecomunicações.

De acordo com a Acel, a matéria já foi "exaustivamente" tratada pela Lei Geral das Telecomunicações (Lei Federal 9.472/1997). O relator do julgamento foi o ministro Alexandre de Moraes. Durante o voto, ele mencionou interferência indevida do RJ em serviços públicos de competência material e legislativa privativa da União. O julgamento ocorreu pelo plenário virtual e se encerrou na última sexta-feira, 6.

Notícias relacionadas

Voto do relator

O ministro da Corte citou a existência de precedentes na casa que reconheceram a validade de leis estaduais voltadas à proteção e defesa do consumidor no contexto de prestação de serviços públicos de telefonia móvel e Internet. Ainda assim, para Moraes, esse não foi o caso nos autos. Isso se deve ao fato de que a lei do RJ teria ido além do equilíbrio da relação de consumo, gerando definições próprias sobre serviços de telecom – no caso, regulação de acesso à rede e imposição de ajustes técnicos e operacionais. De acordo com o relator, essas interferências têm impacto no contrato de concessão firmado entre operadora e a União  (que é o poder público concedente).

Contexto

A ADI 7404 contra o estado do Rio foi ajuizada pela Acel no STF no último mês de julho. A lei estadual assegurava ao usuário o direito de não ter o sinal de telefonia ou de Internet interrompido ao cruzar túneis ou utilizar o sistema de metrô. Para atender essa exigência, as operadoras tinham de instalar repetidores de sinal nas passagens subterrâneas, nos trens e no metrô, sem repassar as custas disso ao usuário. Além de argumentar que a lei invadia uma competência da União, a associação argumentava que esse tipo de norma impôs "extraordinário investimento", criando uma obrigação "absolutamente invasiva à livre iniciativa" e, por fim, gerando custos não previstos em contratos de concessão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!