Telesat contrata SpaceX para lançamento de frota de satélites LEO

Satélite LEO do sistema Lightspeed, da Telesat. Foto: Reprodução

A operadora de satélites Telesat anunciou a contratação da SpaceX para a execução de uma série de lançamentos que devem formar a constelação de baixa órbita (LEO) Lightspeed.

Ao todo, foram 14 lançamentos contratados pela canadense junto à companhia do empresário Elon Musk. A SpaceX deve utilizar o foguete reutilizável Falcon 9 na empreitada. Cada lançamento deve levar para órbita 18 artefatos da Telesat.

As atividades devem começar em 2026 a partir das instalações de lançamento da SpaceX na Califórnia e na Flórida. O cronograma permitiria a prestação de serviços comerciais da nova frota de baixa órbita a partir de 2027.

Notícias relacionadas

"A SpaceX tem sido um provedor de lançamentos confiável e eficaz para a Telesat em nossos programas de satélites geoestacionários", notou Dan Goldberg, presidente e CEO da empresa canadense. "Dada a dedicação e profissionalismo da equipe e o impressionante histórico de confiabilidade, tenho a maior confiança de que eles serão um parceiro excepcional para nos ajudar a lançar o Telesat Lightspeed de forma oportuna e com baixo risco."

A Telesat promete "conexões de dados de vários Gbps" e conectividade de banda larga altamente segura, resiliente e de baixa latência em qualquer lugar do mundo a partir da Lightspeed. A empresa completou o financiamento necessário para o projeto no mês passado, escolhendo a MDA como fabricante dos satélites de baixa órbita.

Evento

Nos dias 26 a 28 de setembro acontece no Rio de Janeiro o Congresso Latinoamericano de Satélites, organizado pela TELETIME e pela Glasberg Comunicações. O evento discutirá as novas tecnologias, competidores e os desafios do mercado de banda larga via satélites. Entre as presenças confirmadas está Glenn Katz, Chief Commercial Officer da Telesat. Mais informações sobre o evento em www.satelitesbrasil.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!