Oi deixa versão final de plano de recuperação para quarto trimestre

A segunda recuperação judicial da Oi. Foto: Pixabay/TELETIME

A Oi pretende apresentar a versão final de seu plano de recuperação judicial apenas no quarto trimestre de 2023, após negociações dos termos com credores levarem mais tempo do que o inicialmente esperado pela companhia, afirmou o CEO da operadora, Rodrigo Abreu, nesta sexta-feira, 11.

Em conferência sobre o resultado da empresa no segundo trimestre, Abreu recordou que a Oi esperava ter concluído negociações do Acordo de Apoio à Reestruturação (RSA) no mês de julho. Entre as razões para o adiamento estão discussões sobre garantias para a entrada de dinheiro novo, a ser injetado pelos credores.

Ainda segundo Abreu, a expectativa da empresa é poder contar com os recursos entre o primeiro e o segundo trimestre de 2024, em caso de aprovação do plano previsto para o fim deste ano. Em linhas gerais, a empresa está negociando condições para desconto da dívida existente, financiamento emergencial de pelo menos R$ 4 bilhões e possível aumento de capital e venda de ativos.

Notícias relacionadas

O CEO ainda afirma que o perfil de caixa atual deva ser suficiente para levar a companhia até a entrada do dinheiro novo prevista para o ano que vem. A posição de caixa da Oi era de R$ 2,550 bilhões ao fim de junho, crescimento de 41% frente ao primeiro trimestre.

Efeito positivo de medidas de redução de custos no indicador foram notados no período, bem como a própria proteção da recuperação judicial – para a qual a empresa trabalha com horizonte de dois anos, segundo Abreu, ainda que sem se comprometer com prazos para conclusão do processo de RJ.

Concessão

Outro tema crítico para a Oi é a concessão de telefonia fixa. Neste caso, Abreu sinalizou otimismo com a possibilidade de uma solução consensual com a Anatel intermediado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), após início formal do processo das conversas. A expectativa da Oi é ter novidades sobre as negociações até o final do ano. Passo para o acordo, a suspensão temporária da arbitragem em curso entre Oi e Anatel foi confirmada na própria sexta-feira, mais tarde.

Na conferência, o comando da empresa também minimizou a possibilidade de intervenção da Anatel na concessão da companhia. Segundo o CEO, o acompanhamento feito pela agência ocorre por dever de ofício do que por sinalizações, e não necessariamente por iminência de uma intervenção.

Comercial

No âmbito comercial, a operadora reconheceu cenário mais complicado para adição de clientes de banda larga, ainda que siga crescendo no segmento de fibra óptica. Segundo Abreu, o cenário macroeconômico demorou um pouco mais para reagir do que o esperado, o que, além do crescimento exponencial de outros anos, afetou as adições. O CEO espera uma reação do segmento de banda larga no segundo semestre, na medida em que a empresa já conta com nova abordagem comercial para a área. A consolidação de players do segmento também é encarada por Abreu como bom sinal para um mercado mais racional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!