Anatel nega reajuste das chamadas fixo-móveis às empresas

O Conselho Diretor da Anatel tomou uma decisão polêmica e inédita nesta quinta-feira, 10. A agência decidiu não conceder reajuste para o Valor de Comunicação (VC), preço base para as chamadas entre telefones fixos e móveis. O VC é reajustado com base no Valor de Uso Móvel (VU-M), tarifa de interconexão acordada entre as empresas para a remuneração da rede das operadoras móvel, a TU-RL (tarifa de uso da rede fixa) mais um delta referente à margem das empresas. Apesar de haver acordo para o reajuste da VU-M, o Conselho Diretor da Anatel decidiu que o reajuste do VC não deve ser concedido.
A decisão, que contou com o voto favorável dos quatro conselheiros presentes – o presidente Ronaldo Sardenberg, Antônio Bedran, João Rezende e Plínio de Aguiar Júnior – vai de encontro ao parecer da área técnica, que sugeria a validação da correção do VC. A tese defendida pelo comando da Anatel é que a VU-M e, por consequência, as tarifas móveis, estão muito altas. E, portanto, o reajuste não era aceitável.
Como base de argumentação, estudos internacionais apontando para o alto preço das tarifas foram citados. É o caso do levantamento produzido neste ano pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) que colocou o Brasil na quarta posição entre as tarifas mais caras do mundo na telefonia móvel. Vale lembrar que, na época em que o estudo foi divulgado, a Anatel posicionou-se contra a conclusão da UIT, alegando que o documento não relativizava os preços em relação à carga tributária de cada país. Assim, não seria verdade que as tarifas no Brasil seriam tão altas quanto apontado pelo órgão internacional.

Notícias relacionadas
Aumento no fixo-fixo
O único reajuste concedido hoje foi o das tarifas do STFC. O Conselho Diretor homologou a correção de 0,98% sugerida pela área técnica. O reajuste deveria ter sido concedido em junho, mês base para a mudança das tarifas, mas a demora do processo se deu, em boa parte, por conta da insistência das empresas de que a correção das tarifas fixo-fixo fosse concedida junto com a atualização do preço do VC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.