Comissão adia votação da Lei do Fust

A votação do parecer final do deputado Paulo Henrique Lustosa (PMDB/CE) sobre a nova Lei do Fust foi adiada para a próxima semana, após um pedido coletivo de vistas dos parlamentares da Comissão Especial de Acesso às Redes Digitais. O prazo foi concedido para os deputados Júlio Semeghini (PSDB/SP) e Paulo Bornhausen (DEM/SC), mas ambos prometeram não atrasar a tramitação do projeto e retorná-lo à pauta para votação ainda na próxima semana. Ficou agendada, assim, nova reunião para terça-feira, 17, às 14h30.

PL 29 na fila

O motivo do adiamento da votação tem a ver com as dicussões sobre um outro projeto: o PL 29/2007, que altera as regras do mercado de TV por assinatura e do audivisual. Isso porque, no mesmo momento em que seria feito o debate do PL 1.481/2007 (nova Lei do Fust), os deputados da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) tinham uma reunião marcada para tentar fechar um acordo político que garanta a votação do PL 29 nessa quarta-feira, 11.

Notícias relacionadas
Por isso, Semeghini, Bornhausen e o relator da Lei do Fust, Paulo Henrique Lustosa, todos membros da CCTCI, acertaram a suspensão da votação para poder participar da reunião sobre o PL 29, que tem concentrado todas as atenções da comissão nas últimas semanas. Até o momento, não há segurança se o PL 29 será colocado para votação amanhã.

Mudanças no Fust

Mesmo sem ter ocorrido a votação, a reunião da Comissão Especial de Acesso à Redes Digitais valeu para a divulgação do parecer final de Lustosa sobre o PL 1.481/2007 e seus apensados. Em relação à primeira minuta divulgada informalmente pelo deputado-relator para que houvesse tempo de os demais deputados contribuírem com idéias, foram feitas poucas alterações.
Lustosa manteve intactos os principais artigos de sua proposta inicial, como a obrigatoriedade de que todas as escolas brasileiras estejam conectadas à internet até 2013. Os projetos e programas canditados a usar as verbas d Fust serão escolhidos por meio de editais preparados pela Anatel e devem ser coerentes com as políticas públicas definidas pelo Ministério das Comunicações.
Uma das poucas inclusões no novo texto é a inserção de dois itens na lista de serviços que podem usar as verbas do Fust. Pela nova proposta do relator, os recursos poderão ser aplicados em projetos de telemedicina, telesaúde e serviços de teleconferência entre estabelecimentos de ensino e bibliotecas. Foi acrescido à lista o atendimento de comunidades fora da zona urbana com a implantação de telefonia rural e de acessos públicos à internet.

Licenciamento

Outra mudança é que Lustosa retirou do texto a possibilidade de entregar, gratuitamente, licenças para a prestação de "serviços de telecomunicações" por estados, municípios e o Distrito Federal. No novo texto, os governos poderão obter licenças e radiofreqüências para prover serviço "destinado a prover banda larga para a população", sem definir que a autorização é gratuita.
O relator também decidiu retirar os estados do texto para adequar a proposta às regras já utilizadas pela Anatel, onde apenas os municípios têm acesso às licenças de provimento de banda larga na administração pública. No entanto, como trata-se de um projeto cujo objetivo último é universalizar o acesso de banda larga nas escolas, a retirada dos estados pode gerar distorções na proposta, uma vez que existem escolas que são geridas pelos estados e acabariam de fora dos projetos com verbas do Fust. Por isso, o deputado-relator estuda inserir novamente os estados como beneficiários dos recursos. Após ser aprovada pela comissão especial, a proposta seguirá para deliberção do Plenário da Câmara dos Deputados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!