Anatel aprova novo direito de exploração para satélite IS-11 da Intelsat

O Conselho Diretor da Anatel aprovou uma nova conferência de direito de exploração de satélite estrangeiro para o IS-11, da operadora Intelsat.

A decisão ocorreu após votação em circuito deliberativo da agência encerrada neste último dia 9, com aprovação unânime. O conselheiro Artur Coimbra foi relator do pedido, protocolado pela satelital em agosto de 2022.

O direito de exploração deve se estender até março de 2025, mas consumação da nova licença (na posição orbital 43º O) ainda depende de autorização definitiva para o arfetato nos Estados Unidos.

Notícias relacionadas

"Pelo fato de não haver ainda a autorização definitiva do país de origem para continuidade da operação do satélite IS-11, o direito de exploração do mencionado satélite estrangeiro no Brasil deverá ser condicionada à apresentação da decisão final da FCC", explicou o acórdão da Anatel.

Caso a renovação pela reguladora de comunicações dos Estados Unidos não seja apresentada "em prazo razoável" ou a solicitação de extensão seja indeferida junto à FCC, o direito em questão no Brasil deverá ser extinto por meio de cassação, sinalizou agência brasileira.

A Anatel também apontou impossibilidade de inclusão de todas as radiofrequências pleiteadas pela Intelsat no pedido de renovação. "Não poderão ser associadas ao Direito pleiteado faixas de radiofrequências entre 3.700 MHz e 3.720 MHz", decidiu a reguladora.

Lançado ainda em 2007, o Intelsat 11 tem cobertura nas Américas e conta com transponders operando em banda Ku, além da banda C.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!