Brasil e Japão assinam acordo para cooperação em Open RAN

Um acordo entre Brasil e Japão foi aprovado na última terça-feira, 8, pelo Conselho Diretor da Anatel e assinado nesta quarta-feira, 9. A parceria entre os países diz respeito ao Open RAN, sigla para Open Radio Access Networks (redes abertas de acesso por rádio), termo que sintetiza o anseio pela mudança na essência do mercado redes de acesso, controlado atualmente por algumas fabricantes, e construção de um rádio agregando fornecedores diversos.

O acordo considera não só as oportunidades a serem aproveitadas, mas também os desafios a serem superados por Brasil e Japão, atualmente, no ambiente regulatório de telecomunicações ao lado do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão.

Além da troca de informações sobre novas tecnologias relacionadas à expansão de OpenRAN no Japão e Brasil, o Memorando de Cooperação estabelece o compartilhamento de conhecimento sobre as vantagens e evolução do programa, incluindo-se tecnologia verde, promoção da inovação, implementação em áreas rurais e outros.

Notícias relacionadas

A cooperação entre o Brasil e um de seus principais parceiros na Ásia se estenderá também para promoção de Open RAN pela América Latina e em quaisquer atividades relacionadas em outros países ao redor do mundo que o promovam. Além disso, o Brasil terá o acesso necessário a bancos de ensaio, políticas de espectro e iniciativas conjuntas público-privadas para instauração efetiva do projeto.

Open RAN promete promover democratizar acesso à Internet

Dessa forma, será possível se aproximar cada vez mais do objetivo de democratizar partes da rede de telecomunicações a partir de novas alternativas de fornecedores, sem depender unicamente de grandes fabricantes de equipamentos de telecomunicações.

No Japão, a implementação tem sido liderado pela fornecedora NEC, uma das maiores defensoras da arquitetura de rede de acesso aberta. Não somente a diversificação da cadeia de fornecedores, a promessa é de que a Open RAN proporcione também economias.

Presidente da Anatel, Carlos Baigorri destacou a importância da abordagem. "O OpenRAN é uma oportunidade para a indústria brasileira", disse, explicando que a desagregação das redes permitirá a redução das barreiras à entrada de competidores. "O Brasil, por meio de parcerias, pode ser uma liderança regional do Open RAN", afirmou.

Em sua fala, o representante do Japão, Nomura Eigo, destacou a importância do 5G e do diálogo entre Japão e Brasil. "Desde o ano passado, muitos serviços foram lançados no Brasil e a rede 5G atualmente está em processo de expansão. O Japão e o Brasil vão continuar a dialogar e a cooperar em seminários de 5G e visitas a cada um dos países. Acabamos de assinar um memorando de entendimento e, da perspectiva do Japão, o Brasil tem sido um grande parceiro na expansão digital e construiu uma relação de cooperação conosco", declarou.

Também presente à solenidade, o diretor do Bureau de Padronização das Telecomunicações da União Internacional de Telecomunicações (UIT), Onoe Seizo, parabenizou Japão e Brasil pela organização do evento de hoje e destacou que a UIT está comprometida em alcançar excelência de conectividade universal e de transformação sustentável. "Ainda existem 2,7 bilhões de pessoas não conectadas, o que faz com que alcançar a conectividade universal seja um grande desafio", afirmou. Onoe Seizo ressaltou ainda, a importância das redes abertas para a redução dos custos da internet.

A assinatura do memorando entre Brasil e Japão ocorreu durante a abertura do Seminário Open Networks, realizado pela Anatel e pela Embaixada do Japão em Brasília. Também participaram da abertura do evento a secretária-executiva do Ministério das Comunicações, Sônia Faustino; o deputado Vitor Lippi, presidente da Frente Parlamentar Mista para o Desenvolvimento da Indústria Elétrica e Eletrônica; e o embaixador do Japão no Brasil, Hayashi Teiji. (Com informações adicionais da Anatel)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!