Silver Spring chega ao Brasil e avalia produção local de módulos de comunicação

De olho no potencial do mercado de redes inteligentes de energia, ou smartgrids, no Brasil, a norte-americana Silver Spring abriu escritório em São Paulo. A empresa fornece uma plataforma de smart grid para concessionárias de energia que lhes permite adotar serviços avançados de medição e automatizar a distribuição de eletricidade, além de uma série de outras funcionalidades. "Estudamos o mercado brasileiro ao longo dos últimos 18 meses e chegamos à conclusão que há potencial para adoção de smart grid pelas grandes distribuidoras que atuam no País", afirma o gerente geral de novos negócios globais da Silver Spring, Carlos Ramón.
Como ponto de partida, a empresa anunciou parceria com a fabricante de medidores Nansen, sediada em Belo Horizonte, cujos modelos digitais virão com módulos de comunicação da Silver Spring embarcados. Além disso, Ramón revelou que a empresa avalia a possibilidade de no futuro produzir localmente os módulos de comunicação, hoje importados dos EUA e do México.
No momento a Silver Spring está apresentando o conceito por trás de sua solução às concessionárias de energia brasileiras. O executivo preferiu não fazer projeções de quando serão iniciados testes efetivos no País, nem uma estimativa de receita aqui.

Notícias relacionadas
RF Mesh
Na solução de smartgrid proposta pela Silver Spring, a comunicação entre os medidores e centrais instaladas nos postes é feita pela tecnologia RF Mesh, usando a freqüência de 900 MHz a 928 MHz, dedicada a uso industrial no Brasil. "É muito mais barato que usar GPRS", garante Ramón. Cada central atende até 10 mil medidores. Como é uma tecnologia "Mesh", se um medidor não consegue falar diretamente com a central, seu tráfego pode ser desviado para outro medidor próximo, que dá continuidade à comunicação. Da central para o back office da distribuidora, o transporte pode ser feito por rede Ethernet, quando disponível, ou por GPRS.
A Silver Spring embarca nos medidores digitais dois módulos de comunicação. Um serve para trafegar dados via RF Mesh com as centrais nos postes. E o outro usa a tecnologia ZigBee para se comunicar com produtos eletrônicos compatíveis instalados na casa dos consumidores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!