O grupo Globo resolveu exercer o direito de venda de sua participação na Sky para a DirecTV, e vai diminuir sua participação acionária na operação de DTH brasileira. Hoje a Globo tem 26% de participação na Sky, e a DirecTV norte-americana controla o restante. Após a transação, a Globo pretende manter apenas 7% de participação na Sky. O grupo brasileiro manifestou sua intenção à DirecTV no dia 1 de junho, que por sua vez avisou a SEC (autoridade do mercado de capitais dos EUA) na última segunda, dia 7. O processo de venda passa por uma definição do preço, que pode ser estabelecido em comum acordo ou por uma avaliação independente por bancos contratados pelas partes. A Globo poderá ainda vender o restante de sua participação até 2014, conforme termos do acordo celebrado em 2004.
A DirecTV é hoje uma empresa controlada pelo grupo norte-americano Liberty Media, do empresário John Malone. Malone adquiriu a participação de Rupert Murdoch, da News Corp, no final de 2006. Desde então, a News não tem mais nenhuma ingerência sobre a operação no Brasil, sendo apenas controladora dos canais Fox que são distribuídos por diversas operadoras de TV paga no país.
Custos
Segundo apurou este noticiário, a negociação também não afeta as condições de distribuição de conteúdos Globo e Globosat pela Sky. Essas condições estão estabelecidas nos contratos comerciais entre as empresas, e independem do acordo de acionistas. No entanto, mantendo a participação de 7% na Sky, como previsto, a Globo continua com assento no conselho da empresa.
A Globo poderia ter exercido o direito de venda de sua participação na Sky há algum tempo. Ao longo dos últimos anos, a DirecTV chegou a negociar a venda da Sky e da DirecTV Latin America em diferentes ocasiões, o que poderia dar uma outra alternativa de saída à Globo, mas nenhuma dessas conversas deu frutos concretos. A Oi foi uma das empresas que avaliaram a possibilidade de comprar a Sky.