TIM finaliza integração da Oi Móvel e agora foca no desligamento de torres

Alberto Griselli, presidente da TIM. Foto: Divulgação

A integração da Oi Móvel está completa na TIM, anunciou a operadora nesta terça-feira, 9. Tanto os sistemas, quanto a base de clientes já foram incorporados. O que resta agora é o "decomissionamento" das torres adquiridas com o ativo, com esperadas sinergias trazendo impacto econômico para a empresa ainda neste ano. 

A integração com espectro e sites que não estão em sobreposição de cobertura com os da própria TIM foi completada em março, diz o presidente da operadora, Alberto Griselli, em conferência de resultados do primeiro trimestre do ano. A migração da base em si foi completada em abril. E agora, a tele se prepara para o desligamento dos sites.

"Começamos a ver mais benefícios e as sinergias ficam aparentes nos resultados. Estamos nos primeiros passos do decomissionamento, com mais de 1,5 mil sites desde novembro [de 2022 até março deste ano], e impactos em 2023", declarou o executivo. "O plano está em curso e estamos comprometidos em fazer isso para reduzir a pressão em custos de aluguéis dos sites, com benefícios financeiros esperados para o segundo semestre."

Notícias relacionadas

Nesta semana, afirma o executivo, a empresa chegará a 2,1 mil sites, com expectativa de totalizar 3,5 mil até o final deste ano

Griselli explica que há um trabalho entre a TIM e a torreira para "receber o sinal verde" para o desmantelamento do site. "É como precisar retirar as coisas de um apartamento alugado", compara. "O primeiro passo é o físico, de tirar o equipamento das torres. O segundo é um 'intertrabalho' entre a gente e a companhia de torre, para ter o acordo e o sinal verde de que a torre está vazia, com uma ida e vinda de documentos, inspeções e fotos para ter tudo claro." 

O processo todo, afirma o executivo, depende da torreira. Mas o tempo que a TIM tem estabelecido para essas empresas é de cerca de 90 dias da saída física para o decomissionamento econômico. 

Base

O impacto da migração da base também está sendo sentido. A TIM diz que espera crescimento de dois dígitos na margem EBITDA, e parte disso é o que Alberto Griselli diz ser uma oportunidade trazida pela Oi Móvel. "A base da Oi é menos digitalizada do que a nossa, que tem conta digital e PIX, então tem uma oportunidade lá", detalha. Ele diz também que o desligamento da base de inativos da Oi trouxe melhora na receita média mensal por usuário (ARPU), com crescimento tanto no pré-pago quanto no pós-pago.

A TIM espera reajustar planos neste segundo trimestre, diz Griselli. O foco agora será nos planos controle e pós-pago. "No pré-pago estamos remodelando os benefícios, e está funcionando bem, com melhoras de receitas e efeito positivo", avalia.

1 COMENTÁRIO

  1. O que a tim deve olhar e clientes pre pago , planos melhor ,especialmente por mes ,esse negocio de 15 dias esta fora , faz como a concorrente mes , mas so pensa no lucro ,pode ter uma boa parte de cliente mas msm assim nao eh atrativo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!