Senadores discutirão em audiência pública prestação de serviço de telecom por cooperativas

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou nesta terça-feira, 9, em sua reunião ordinária, o pedido do senador Eduardo Gomes (PL-TO) para a realização de uma audiência pública sobre o PL 1.303/2022, que trata da prestação de serviços de telecomunicações por cooperativas. O senador relata essa proposta no colegiado. A data para a realização da audiência ainda será definida.

Gomes aponta que a Lei Geral de Telecomunicações (Lei 9.472, de 1997) somente admite a exploração de serviços de telecomunicação de interesse coletivo por empresas. Já o PL 1.303/2022 visa permitir que cooperativas também possam prestar esses serviços. O texto já foi aprovado na Câmara dos Deputados em 2019.

"O PL 1.303/2022 permitirá, caso aprovado, que provedores alternativos, organizados sob a forma de cooperativas, possam se instalar regularmente em diversos municípios onde entende necessária a complementação das ofertas das grandes operadoras. Essa proposta pode incentivar a concorrência entre prestadores e contribuir positivamente para a expansão da cobertura dos serviços de telecomunicações, especialmente em cidades do interior e no ambiente rural", afirma o senador.

Notícias relacionadas

Mas na discussão do PL 1.303/2022, Eduardo Gomes admitiu que não podem ser ignoradas as preocupações das atuais empresas prestadoras de serviços de telecomunicações. Lembra que as cooperativas atuam num regime jurídico distinto, e portanto, cabe à CAE compreender até que ponto essas assimetrias regulatórias podem afetar o equilíbrio concorrencial no setor.

Convidados

Serão convidados para a audiência, cuja data ainda será definida, representantes dos ministérios da Agricultura e das Comunicações, além da Anatel e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Também serão chamados representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), da Confederação Nacional das Cooperativas de Infraestrutura (Infracoop), do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Conexis Brasil Digital), da Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (TelComp) e da Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação (ConTIC).

(Com informações da Agência Senado)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!