O vasto volume de dados captados na base de smart TVs Samsung através da sua tecnologia ACR (Automatic Content Recognition), já explicada por TELETIME em entrevista com executivos da empresa, proporciona à plataforma um conhecimento sobre o perfil do consumidor muito diferente do que a dedução mais óbvia poderia permitir. Essio Floridi, diretor de vendas e operações da Samsung Ads para a América Latina, apontou durante o Seminário Brasil Streaming, realizado por TELA VIVA e TELETIME nesta terça, 9, que é possível notar, por exemplo, que os fãs de determinado gênero de conteúdo têm tendência em consumir outro gênero específico sem correlação evidente entre eles.
Ele cita que, entre os "turistas de gêneros", os fãs de futebol tendem a consumir conteúdo de comédia também; enquanto o púbico das lutas de MMA gosta de suspense; o de novela acompanha séries e filmes de drama; e os fãs do gênero terror também assistem muito conteúdo de culinária.
Dos dados que a Samsung Ads destaca entre os aproximadamente 60 milhões de usuários das 15 milhões de TVs conectadas da marca no Brasil estão o fato de que do tempo dedicado ao consumo de TV, 74% é dedicado ao streaming, o equivalente a 101 horas por mês, com crescimento de 10% nos últimos três meses. Outro dado relevante é que 31% da base conectada e ativa não consome conteúdo nas plataformas tradicionais de TV linear, a TV aberta e por assinatura. "São mais de 18 milhões de pessoas, quase um terço da base", disse o executivo.
Floridi cita uma "revolução silenciosa" que acontece entre o que ele chama de "turistas de streaming", 47% do tempo gasto no streaming é em plataformas AVOD, ou seja, aquelas bancadas por publicidade. "É uma revolução silenciosa. "É um consumidor que aceita publicidade e que entende o seu valor agregado no aporte ao seu entretenimento. É um público que já migrou ou está migrando da TV linear tradicional", disse.
Entre aqueles engajados e conectados à TV linear tradicional, uma categoria chamada pelo executivo de "turista linear", 82% do tempo de consumo do linear é em TV aberta e apenas 18% nos canais da TV paga. Quase um quarto da audiência (23%) consome menos de uma hora de linear por dia. "Somando aos que não vem linear, dá mais da metade da base. Não se fala mais com esse consumidor na TV tradicional", disse Floridi.
Já entre o perfil altamente conectado "turista de plataformas", 91% consumem AVOD e, portanto, aceita publicidade.