Anatel abre tomada de subsídios para inteligência artificial e conectividade

Inteligência Artificial e Conectividade
Foto: Anatel/Divulgação

A Anatel abriu nesta terça-feira, 9, uma tomada de subsídios para coletar insumos e percepções da sociedade acerca do papel da conectividade enquanto plataforma habilitadora do pleno desenvolvimento de tecnologias emergentes, com destaque para a Inteligência Artificial (IA)

As contribuições podem ser encaminhadas até o dia 9 de junho por meio do sistema Participa, onde também está disponível o relatório com a visão da Anatel sobre o tema. A iniciativa faz parte do Plano Estratégico para o período entre 2023-2027, com vistas à atuação da agência no fomento da transformação digital da sociedade.

O anúncio da abertura da tomada de subsídios foi feito pelo superintendente executivo da Anatel, Abraão Balbino, durante o evento "Inteligência Artificial e o Futuro da Conectividade: uma Visão Coletiva", promovido pela reguladora em sua sede em Brasília. 

Notícias relacionadas

"A agência tem buscado nos últimos anos, dentro do seu planejamento estratégico, a ampliação dos seus horizontes para além das telecomunicações stricto sensu, até porque esse ambiente digital está exigindo este reposicionamento", disse Balbino.  

O documento com a visão da Anatel (IA – Inteligência Artificial: Visão Institucional de Futuro), destaca os ganhos econômicos e sociais dessa tecnologia em áreas como saúde; educação; segurança alimentar e agricultura; gestão das infraestruturas e da indústria; energia e eficiência energética; ambiente e adaptação às alterações climática; além do setor financeiro em geral. 

Porém, a rápida evolução da IA levanta uma série de preocupações sobre seu impacto na sociedade e sobre sua adoção ética, tornando-se determinante orientar o seu desenvolvimento e uso responsável.

O evento "Inteligência Artificial e o Futuro da Conectividade: uma Visão Coletiva" está disponível no canal da Anatel no YouTube. Na abertura do evento, foi assinado acordo de cooperação sobre conectividade significativa e inteligência artificial entre a Anatel, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!