Em processo de fusão, as operadoras de satélites Eutelsat e OneWeb vão fornecer juntas capacidade para aprimorar a oferta de conectividade da Intelsat – em um importante movimento de integração entre frotas geoestacionárias (GEO) e de baixa órbita (LEO).
Anunciado pela Eutelsat nesta quinta-feira, 9, o acordo "multimilionário" e multi órbita tem duração prevista de sete anos. Europa, Oriente Médio e Pacífico serão os mercados onde a Intelsat deverá se valer da capacidade "híbrida" da dupla de operadoras para complementar serviços.
A oferta envolverá a constelação de baixa órbita em construção pela OneWeb conjugada aos satélites de alta capacidade (HTS) da Eutelsat em banda Ku – incluindo o recém-lançado Eutelsat 10B e o artefato Flexsat, ainda em construção.
Com o acordo, a expectativa é que a Intelsat seja capaz de oferecer soluções de conectividade no "ar, terra e mar". A parceria também consolida um compromisso de 2019 entre a Eutelsat e a empresa de conectividade para aviação comercial Gogo – posteriormente adquirida pela Intelsat.
Vale lembrar que a Eutelsat é acionista da OneWeb, tendo uma proposta de integração com a entrante em discussão desde o ano passado. Neste sentido, a parceria com a Intelsat "apresentaria as possibilidades introduzidas pela proposta de combinação" entre a dupla.