Desligamento do 3G é 'natural', afirma executivo da Claro

Foto: Pixabay

Com a tendência de queda no 3G se acentuando ainda mais em 2022, a Claro vê com naturalidade um eventual desligamento para a tecnologia. Sem falar em estimativas de prazo, o CEO da área de consumo e PME da operadora, Paulo César Teixeira, o WCDMA tem um "valor" maior para a reutilização do espectro por ter maior quantidade, mas há ainda uma base considerável utilizando a terceira geração.

Em conversa com jornalistas nesta quinta-feira, 9, durante evento de lançamento do aparelho Samsung Galaxy S23 em uma loja da Claro em São Paulo, o executivo contou como ele vê esse próximo passo do mercado. "Acho que é natural que ocorra o switch-off. Mas o primeiro a se fazer é trazer os produtos agora ao 4G de entrada com preços mais competitivos, e de certa forma, fazer com que o mercado pare de comprar 3G", avalia. 

Segundo Teixeira, a operadora já não vende mais aparelhos compatíveis apenas com 3G, mas há ainda varejistas comercializando esses dispositivos. Do portfólio atual da empresa, 30% ainda são 4G, e 70% já são compatíveis com o 5G. 

Notícias relacionadas

A utilidade do 3G para o hand-off da voz no 4G também está com dias contados. A visão da Claro é que o VoLTE já está lidando com isso, e o 5G também está promovendo mais a utilização da tecnologia de chamadas sobre a camada de dados na rede móvel. O executivo não quis apostar se o 2G seria desligado primeiro, mas ressaltou: "O que tem mais valor é 3G, porque a banda que se ocupa é maior". 

Oi Móvel

Questionado se haveria alguma questão com máquinas de ponto de venda (POS, ou "maquininhas", como são popularmente chamados), o executivo da Claro afirmou não há um impacto significativo. Mas lembrou que há ainda uma base advinda da Oi Móvel que ainda está atrelada à tecnologia 3G e usando dados. Ou seja: trata-se de um uso ineficiente de espectro, se comparado com as tecnologias mais novas. 

Assim, a companhia já completou a migração dos clientes da Oi e já efetuou o desligamento de inativos da operadora. Segundo Teixeira, foram cerca de 1,4 milhão em novembro e outros 2,5 milhões em dezembro.

13 COMENTÁRIOS

  1. Mas, nem de longe, as operadoras (exemplo, Vivo em Ubá-MG, centro da cidade) disponibilizam o 4G com razoável cobertura e intensidade de sinal. O telefone (exemplo, meu Galaxy S10+) pega um sinal fraco de 4G e não miga para o 3G, ficando com uma internet lenta. Você tem que perceber o que está acontecendo e interferir (mudar manualmente). Imagine nos bairros. E na zona rural?

  2. São três 0peradora de Celular em Salvador; Claro Tim e Vivo nemhuma olha prá o Suburbio Ferroviário .Aqui 5G só no centro da Cidade ,tudo aqui fica em segundo plano.

  3. Como assim a Claro falando de desligar o 3G?
    Essa operadora nem disponibiliza o VoLTE (voz 4G).
    Justamente ela que preza pelo: "Você merece o novo" dizendo isso?
    Quem é ela para dizer isso…
    Ah… TIM e Vivo disponibiliza a todos os planos. Claro, só para DDDs e planos em específico…

    • Em Salvador Ba, São Paulo capital e Rio de Janeiro Capital, já tem o VoLTE da Claro, porém só pra planos pós pagos, espero que mude isso e bote pra toda a base e aumente os locais disponíveis.

  4. Na verdade, no interior do estado de São Paulo, noroeste Paulista mau pega o sinal. Nem analógico e ainda querem desligar, só no Brasil, quem deveria fiscalizar não o faz!

  5. Parece brincadeira a Claro falar em desligar o 3g e utilizar o VoLTE. Em MG na maioria das cidades ela ainda não tem a tecnologia disponível e os atendentes sequer sabem o que é VoLTE. Na auditoria somente consegui ativar o VOZWIFI e depois de ativar os serviços de siga-me e secretária bugaram. Tive que desligar para voltar ao normal. Unica que tem VoLTE VOWIFI e tudo funcina 100% é a VIVO. Aqui na região a Claro é a única que ainda tem banda larga por cabo até os provedores regionais já utilizam fibra.

Deixe um comentário para Advogado Magnus Rossi Cancelar resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!