Claro vai à Anatel questionar quantidade de acessos 5G SA da TIM

Foto: Pixabay

A Claro vai questionar na Anatel a base de 5G reportada pela TIM. O CEO da área de consumo e PME da operadora do grupo América Móvil, Paulo Cesar Teixeira, argumenta que "tem algo errado" na quantidade de acessos no padrão standalone reportada pela concorrente, considerando que o ecossistema de aparelhos celulares e a disponibilidade da rede com faixa de 3,5 GHz e core de rede em cloud ainda serem mais limitadas do que no padrão não standalone (NSA). A TIM diz que aplica os critérios acordados entre as próprias teles.

"Estamos questionando na Anatel como pode a operadora [a TIM] ter 97% da base em standalone. Ainda não há no Brasil nenhum iPhone com SA, isso ainda está em teste, mas nenhum sendo comercializado. As únicas marcas são Samsung, Motorola e Xiaomi", declarou o executivo em conversa com jornalistas nesta quinta-feira, 9, em uma loja da Claro no Shopping Morumbi, em São Paulo. Na ocasião, a operadora apresentou o lançamento do modelo Samsung Galaxy S23 – que, em todas as versões, é compatível com o 5G em 3,5 GHz e no padrão standalone. 

Teixeira compara, afirmando que na Claro, 44% dos dispositivos estão "aptos para o standalone". De acordo com os dados da Anatel divulgados por TELETIME na semana passada, a operadora tem uma base total de 2,469 milhões de acessos 5G, dos quais 31,46% são, de fato, no padrão standalone. Quando questionado do porquê de, em números líquidos, a empresa ainda ter menos acessos 5G SA (776,8 mil ao final de 2022) do que a Vivo (1,010 milhão), ele explica que também há um elemento diferente de precificação. "O nosso plano SA começa em R$ 200, é questão de estratégia", justifica. 

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Segundo o CEO da Claro, a Anatel afirmou que iria questionar a TIM. Pelos dados da agência, a operadora italiana detém 97,44% dos acessos em 5G standalone. No total, ela reporta ter 1,320 milhão de acessos 5G nos dois padrões. 

Procurada por este noticiário, a TIM enviou um posicionamento afirmando estar em conformidade: "A TIM informa que aplica rigorosamente os critérios técnicos definidos em comum acordo por todas as operadoras que dispõem da tecnologia 5G".

1 COMENTÁRIO

  1. A CLARO está correta. Estou com 3 ouvidorias da Anatel, 3 ouvidorias no RA, a ouvidoria da TIM não funciona. Fui a 3 lojas da operadora. Leblon, Rio Sul e Shopping Tijuca.

    O telemarketing, SMS da tim mandam na loja. Nenhuma das lojas (exceto leblon) sabia o que era SA. Habilitei o plano. Na hora de criarem o eChip não sab fazer. Fiquei 2 dias sem linha pq a segurança da tim bloqueou o chip outro q geraram em 4g

    Bruno da excelência da tim me ligou. Pediu desculpas. Disse que ia chegar o chip por e-mail.

    Só no dia 10 o chip chegou com as instruções para ligar pro 1056 pra habilitar. 30 minutos no 1056 disse q o procedimento não existe. SMS mandado o loja.

    Cara de bumbum na loja Rio Sul ninguém sabia habilitar o chip.

    Agora. Sexta á noite, da outra semana me liga Rodrigo da qualidade. Habilita o chip que me mandaram por e-mail e……

    A TI mandou o chip errado. Não compatível com a tecnologia 5G SA só pegando a NSA.

    Estou no Rio de Janeiro. Sede da TIM.

    Alguém me explica, por favor, como uma operadora tem97% dos acessos em 5 G No 5G puro as nenhum funcionário da empresa sabe habilitar o serviço?

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