5G no Brasil ultrapassa soma de linhas 2G e 3G

Imagem: Freepik

O Brasil já tem mais acessos 5G do que toda a soma total de usuários exclusivamente 2G e 3G. De acordo com o painel de dados sobre telefonia móvel da Anatel, essa ultrapassagem ocorreu ainda no mês de outubro de 2023.

Naquela época, a agência registrou 17,5 milhões de acessos na quinta geração de redes móveis, em comparação com os 16,2 milhões das redes 2G e 3G somadas. No mês de novembro, a diferença se acentuou: o Brasil somava 18,9 milhões de acessos no 5G, com os acessos legados 2G/3G caindo para 16 milhões.

Por sua vez, o 4G segue reinando absoluto como principal padrão de tecnologia móvel. Eram 177 milhões de acessos do gênero no Brasil até novembro, ou 83% do parque de chips ativos.

Notícias relacionadas

Briga pelo 5G

Dentre as principais prestadoras, a Claro somava 7,1 milhões de acessos 5G em novembro, seguida de perto pela Vivo com 7 milhões. Enquanto a primeira teve 588 mil adições do gênero no mês, a segunda somou 486 mil. A TIM é a terceira no segmento, com 4,7 milhões de acessos 5G em novembro e 354 mil adições no mês.

Até o final de 2023, 282 cidades contavam com a rede de quinta geração ativa, como pontou TELETIME nesta terça-feira, 9. Já 3.079 municípios brasileiros estão com o 3,5 GHz liberado para uso da tecnologia. A faixa é considerada nobre por permitir velocidades de transferência de dados que podem beirar o 1 Gbps .

Queda do 2G e 3G

À medida em que o Brasil avança com a implantação do 5G nos grandes centros urbanos e do 4G em regiões do interior, observa-se uma queda no número de acessos 2G e 3G. Em novembro de 2019, essas duas conexões somavam 53 milhões de linhas ativas no País. Vale lembrar que a Anatel está estudando medidas para desligar as tecnologias de segunda e terceira geração, abrindo capacidade espectral para novos usos como o 5G.

Novembro

Em novembro de 2023, o mercado móvel brasileiro somou 254,9 milhões de acessos, em avanço mensal de 0,2% e estabilidade em um ano. Destes, 212 milhões eram acessos "padrão" (celulares tradicionais), em recuo de 1,5% na base anual, mas avanço de 0,2% na mensal.

"A Claro conquistou o maior número de clientes pós-pagos (excluindo M2M) em novembro, adicionando cerca de 435,6 mil clientes, mas desconectou ~96,1 mil clientes no pré-pago ao longo do mês. A Vivo aumentou o número de clientes pós-pagos (excluindo M2M) em +213,1 mil, mas desconectou 20,2 mil clientes no pré-pago", apontou um relatório da XP sobre os números.

"Neste mês [de novembro], a TIM conectou +177,5 mil clientes pós-pagos (excluindo M2M), mas desconectou -232,4 mil clientes no pré-pago", concluiu a empresa de investimentos. (Colaborou Henrique Julião)

2 COMENTÁRIOS

    • Pode ser devido a tecnologia voLTE. A rede da tim é incompatível com alguns aparelhos de origem chinesa, como o meizu, xiaomi, poco etc. Enfrentei esse problema recentemente em uma praia aqui da minha cidade (moro em Valença-Ba). Tinha sinal 4g, internet, mas não fazia e nem recebia chamadas, enquanto outros aparelhos de marcas tradicionais e nacionais (motorola, samsung, asus), funcionavam normalmente. O meu é um chines, marca meizu. Como ele ja estava completando 5 anos de uso (funcionando perfeitamente por sinal), optei por adquirir um modelo "nacional", da motorola (estava olhando um Xiaomi até descobrir esse detalhe das chamadas voLTE). Procure nas configurações do seu aparelho a opção de ativar chamadas via rede 4g ou chamadas voLTE. No meu novo aparelho consegui fazer e receber chamadas normalmente onde antes não era possível com o antigo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!