Morre César Alierta, ex-presidente da Telefónica

Morreu na manhã desta quarta-feira, 10, na cidade de Saragoça, Espanha, César Alierta Izuel, aos 78 anos. Alierta foi Presidente Executivo da Telefónica em 2000, mas em 1997 já era membro do Conselho de Administração da empresa. Ele ficou na presidência da operadora dona da Vivo até de abril de 2016. Desde então, ele também assumiu a presidência da Fundación Telefónica e da Fundación ProFuturo.

"É um dia triste para a família Telefónica. Somos todos guardiões do imenso legado que nos deixou César Alierta, um homem apaixonado, inteligente e corajoso, com um coração aberto. Levou-o a tentar mudar o mundo para melhor. O seu profundo amor pela sua terra natal, Saragoça, permitiu-lhe levar a sua pátria a todos os cantos do mundo. Muito obrigado, querido amigo", disse José María Álvarez-Pallete, presidente da Telefónica, em comunicado.

O falecimento também motivou homenagens de entidades brasileiras de telecomunicações. "A Conexis Brasil Digital, Telebrasil, Febratel e ConTIC lamentam a perda de César Alierta Izuel, ex-presidente do grupo Telefónica, que faleceu nesta quarta-feira (10). As entidades expressam suas condolências aos familiares e amigos e agradecem ao trabalho feito por Alierta durante toda a vida em favor das telecomunicações e da inclusão digital".

Notícias relacionadas

"Um dos maiores executivos do setor de telecomunicações, Alierta dirigiu o grupo Telefónica de 2000 a 2016, tornando o grupo uma das maiores multinacionais espanholas e sendo responsável pelo avanço da marca, principalmente na Europa e na América Latina. Nos últimos anos, se dedicou, como integrante da Fundação Telefónica e da Fundação ProFuturo, à inclusão digital e à modernização da educação", recordaram as entidades brasileiras, em nota.

Carreira

César Alierta Izuel já vinha de uma larga trajetória empresarial na Espanha quando assumiu a chefia da operadora dona da brasileira Vivo.

O executivo foi Diretor Geral da área de Mercado de Capitais do Banco Urquijo em Madrid entre 1970 e 1985. Posteriormente, foi presidente-fundador da empresa Beta Capital, responsabilidade que combinou com a presidência do Instituto Espanhol de Analistas Financeiros a partir de 1991. Foi também membro do Conselho de Administração e da Comissão Permanente da Bolsa de Valores de Madrid.

Entre outros cargos que também ocupou estão postos na International Consolidated Airlines Group (IAG), na China Unicom, no extinto Conselho Empresarial para a Competitividade (CEC) e também no Conselho de Supervisores da Columbia Business School. Ele foi também Membro Titular da Real Academia de Ciências Económicas e Financeiras de Espanha.

Em 1996, tornou-se Presidente da Tabacalera, S.A., cargo a partir do qual promoveu e incentivou a fusão transfronteiriça com a empresa francesa Seita. Esta fusão deu origem à Altadis, que presidiu até julho de 2000, antes de assumir a presidência da operadora de telecomunicações espanhola.

Em junho de 2010, César Alierta recebeu a Medalha de Ouro da Americas Society em Nova York em reconhecimento à sua significativa contribuição para o crescimento e desenvolvimento da América Latina. Cinco anos antes, também em Nova Iorque, Alierta recebeu o prémio "Global Spanish Entrepreneur" da Associação Espanha-EUA. Este prêmio foi um reconhecimento à gestão da Telefónica, que permitiu ao Grupo ingressar no índice da bolsa Dow Jones Global Titans 50 de Nova York.

César Alierta nasceu em 5 de maio de 1945 em Saragoça. Formou-se em Direito pela Universidade de Zaragoza e obteve um MBA pela Columbia University (Nova York) em 1970. À frente da Fundación Telefónica e da Fundación ProFuturo, implementou projetos de educação digital.

Todos os funcionários da Telefónica foram chamados a prestar um minuto de silêncio em memória de César Alierta nesta quinta-feira, 11, ao meio-dia nas diferentes sedes da Telefónica espalhadas pelo mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!