Brasil encerra 2023 com 282 cidades com rede 5G ativa

Foto: Reprodução/Anatel

O Brasil encerrou o ano de 2023 com 282 municípios com redes 5G já em funcionamento. De acordo com a Anatel, são 16.359 estações rádio base (ERBs) da quinta geração de redes móveis ativas em todo o País – pertencentes a um grupo composto por seis prestadoras.

Os dados constam em boletim anual da Superintendência de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel. Chefe da divisão, o superintendente Vinícius Caram comemorou os resultados, destacando que os números "dão uma dimensão do sucesso que está sendo a implantação do 5G", que está adiantada em relação aos prazos previstos no edital do 5G.

Ao todo, 3.079 municípios brasileiros já estão com  a faixa de 3,5 GHz liberada para uso da tecnologia. Inicialmente, o edital previa 128 cidades com o recurso pronto para uso até o final de 2023. Ou seja, as operadoras vencedoras do leilão já podem instalar estações 5G em mais da metade das cidades do País.

Notícias relacionadas

Vale lembrar, contudo, que a Anatel já sinalizou que a cobertura da quinta geração de redes móveis alcançava, em média, entre 30% a 40% da área urbana das cidades que possuem a tecnologia 5G instalada.

Até o mês de novembro, o Brasil registrava 18,9 milhões de usuários da rede 5G, de acordo com o próprio órgão regulador.

Aparelhos

Também em 2023, foram homologados 83 produtos compatíveis com a rede 5G, encerrando o ano passado com 153 aparelhos adequados ao recurso. Mas com os primeiros dias de janeiro, já são 155 celulares de quinta geração certificados no País. Samsung, Motorola, Apple e Xiaomi são as marcas que, respectivamente, lideram em quantidade smartphones 5G homologados pela Anatel.

"O aumento da quantidade de produtos 5G disponíveis para o consumidor é de extrema importância, pois um maior leque de opções permite a inclusão de diferentes perfis de usuários", avaliou Caram, em mensagem no boletim anual da SOR.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!