Huawei também inclui conexão com satélites em nova família de smartphones

Foto: Divulgação/Huawei

Um dia antes do lançamento pela Apple do Iphone 14 com conexão direta a redes de satélite, a Huawei apresentou sua nova série de smartphones Mate 50 que também contará com o recurso na versão para o mercado chinês.

A nova linha flagship da área de consumo da Huawei foi lançada em evento em Shenzhen na última terça-feira, 6. Assim como no iPhone 14, a conexão satelital será utilizada para mensageria em casos de emergência: para tal, o Mate 50 será capaz de enviar texto e localização para a constelação de satélites do sistema de navegação chinês BeiDou.

O recurso será oferecido em casos de ausência de conectividade padrão e também permitirá a indicação de mapas de trilhas em algumas localidades na China. Inicialmente, o Mate 50 não permitirá o recebimento das mensagens de texto, apontou a Huawei.

Notícias relacionadas

O anúncio, contudo, reforça o momentum da conexão direta entre smartphones e satélites. Além das duas fabricantes de aparelhos, a SpaceX (do bilionário Elon Musk) e a operadora norte-americana T-Mobile realizaram há duas semanas anúncio sobre uso da constelação de baixa órbita Starlink em áreas de sombra da cobertura móvel.

5G

Fora a novidade satelital, a série Mate 50 teve destacadas novas capacidades de câmera, tela e de recursos de durabilidade, incluindo resistência à água e proteção contra quedas. Entretanto, a proibição do uso de modems 5G que utilizem patentes norte-americanas, impediu a linha de contar com o recurso, ainda que equipada com versão do processador mais potente da Qualcomm (o chipset Snapdragon 8+ Gen 1).

Os primeiros aparelhos da família (Mate Pro 50, Mate 50 e RS Porsche Design) também são equipados com o sistema operacional Harmony 3.0, desenvolvido pela própria Huawei e chamado de Hongmeng 3.0 no mercado chinês. Os preços anunciados no país asiático partem de 4.999 renminbis, ou algo em torno de US$ 718 (R$ 3.744, na cotação atual).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!