Embratel só aguarda regulamentação para expandir serviço local

A diretora de serviços locais da Embratel, Purificación Carpinteyro, que esteve com o ministro das Comunicações Miro Teixeira nesta quinta-feira, 8, afirmou que a empresa está pronta, e com todos os investimentos equacionados, para oferecer serviços locais a qualquer usuário, inclusive residenciais, das localidades onde já implantou seu novo serviço de telefonia. A única condição da Embratel para lançar-se de forma agressiva no mercado local, segundo ela, é regulamentação do processo de unbundling e a definição dos custos a serem cobrados pelas operadoras locais. Na visão da empresa, o ideal seria a aplicação no Brasil do UNE-P, o unbundling de plataforma.

Desagregação

O ministro Miro Teixeira, reiterou a promessa de que já na próxima semana deverá encaminhar ao presidente da República uma proposta de decreto com providências para acelerar o processo de competição no serviço de telefonia no País. O ministro lembrou que a idéia da desagregação de redes já está prevista na LGT, restando a regulamentação concreta, proposta que será encaminhada pela Anatel. O ministro pretende apresentar ao presidente pelo menos três hipóteses para aumentar a competição no serviço local.

Notícias relacionadas
Miro afirmou que a ausência de competição nos serviços de telecomunicações é um dos motivos que vêm provocando a desistência de investidores estrangeiros no País, citando como exemplos a Bell South (sócia da BCP) e Qualcomm (controladora da Vésper).
Em relação aos valores a serem cobrados pelas detentoras das redes locais, Miro acredita que a questão não pode ser deixada por conta das empresas. Na visão do ministro, será possível chegar ao que chamou de "critério da empresa-modelo", ou seja, algo semelhante ao que é utilizado nos Estados Unidos pela FCC, que avalia os chamados custos incrementais de uma empresa operando de forma moderna.
O ministro prometeu também para a próxima semana o envio à presidência de uma proposta para o Fust. Miro Teixeira afirmou que, neste caso, não haveria necessidade de um decreto presidencial, mas que a importância do assunto o levou a optar pelo decreto, que deverá estabelecer especialmente as condições dos editais de licitação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!