Sateliot vai lançar quatro satélites para conectar sete milhões de dispositivos IoT

Imagem: Divulgação/Sateliot

A companhia espanhola Sateliot está se preparando para lançar quatro satélites de baixa órbita com a expectativa de conectar cerca de 7 milhões de dispositivos para Internet das Coisas (IoT) espalhados pelo globo.

Em lançamento a ser realizado pela SpaceX, os satélites serão colocados em órbita entre junho e setembro deste ano (durante o verão no hemisfério norte).

A startup já tem dois satélites para 5G e IoT em baixa órbita terrestre. Com a implantação de mais quatro modelos, a empresa entra na primeira etapa de sua constelação – o que também implica na abertura da fase comercial. A expectativa da empresa é de um faturamento recorrente na casa dos 187 milhões de euros em pedidos vinculativos assinados com 350 clientes em mais de 50 países.

Notícias relacionadas

"Estamos prontos para entrar em uma nova dimensão, tanto tecnologicamente quanto comercialmente. Estamos mais próximos de nos tornarmos a primeira constelação IoT operando mundialmente sob o padrão 5G. Vamos colocar a Espanha na vanguarda da revolução do Novo Espaço", afirmou o CEO e cofundador da Sateliot, Jaume Sanpera.

Impacto nas receitas

De acordo com a Sateliot, esse faturamento deve gerar 500 milhões de euros em receitas até 2027, chegando a 1 bilhão de euros até 2030. Entre os parceiros da companhia estão empresas como Indra, Cellnex e Sepides.

Recentemente, a startup levantou cerca de 13,5 milhões de euros em fundos para investir no projeto. Destes, 6 milhões vieram do Banco Santander, 5 milhões de títulos conversíveis e os 2,5 milhões são relativos a um empréstimo participativo da empresa pública Avançsa.

"Esses fundos, juntamente com o início da Série B, permitirão avançar no desenvolvimento de sua tecnologia, lançar os quatro satélites e fortalecer a equipe humana para a implantação completa da constelação em 2027/2028, fornecendo cobertura em tempo real em todo o mundo", informou a companhia em nota.

Os satélites

Pesando 10 kg cada, os satélites em questão têm tamanho comparável ao de um micro-ondas: 20 x 10 x 35 centímetros. Eles vão orbitar a Terra a uma altitude entre 500 km a 600 km, com uma vida útil de cinco anos, cobrindo 100% do planeta. A tecnologia presente no interior dos satélites é aberta, padrão e foi testada e validada pela Agência Espacial Europeia (ESA), seguindo padrões 3GPP. 

"Ser padrão torna-a escalável, fácil de manter e atualizar, permitindo o implante progressivo da constelação de acordo com as demandas dos clientes. Isso começa com serviços de conectividade para aplicações IoT, como agricultura, que requerem apenas duas mensagens diárias, e termina com serviços em tempo real em todo o mundo", explicou a Sateliot.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!