Abrintel lança programa para segurança do trabalho em torres

Torre + Segura
Foto: Divulgação

A Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel) lançou nesta semana o programa Torre + Segura, que reunirá iniciativas para fortalecer a cultura de segurança do trabalho nas atividades de construção, operação e manutenção de infraestruturas de telecomunicações.

O Torre + Segura terá encontros, cursos e diversos materiais informativos e educativos. A iniciativa foi lançada durante seminário que reuniu representantes de mais de 60 empresas. Participaram líderes de equipes e funcionários que realizam a instalação e a manutenção de torres, gestores de empresas prestadoras desse serviço e representantes de companhias fornecedoras de equipamentos especializados para o setor. 

Segundo o presidente da Abrintel, Luciano Stutz, o propósito era "transmitir a ideia de que a segurança não é um conceito isolado, mas, sim, um conjunto de práticas que devem ser adotadas no dia a dia".

Notícias relacionadas

Segundo especialistas consultados pela entidade, entre os principais fatores de causa de acidentes estariam o excesso de confiança do operador de atividades em altura, falta de mão de obra qualificada, pressa para finalizar o serviço, manutenção inadequada, fatores como fome, cansaço e calor, e ainda falta de orientação adequada para as equipes.

Já entre as questões que elevam os riscos estão o uso de cordas com emendas, procedimentos incompletos, falta de entrosamento entre os membros da equipe, falha na verificação das ferramentas e equipamentos improvisados, defeituosos ou danificados.

"É preciso avaliar os incidentes e desvios para interromper a cadeia de risco no nascedouro. Segurança não é ausência de acidente, mas a presença de controles. O custo do cuidado é menor que o custo do reparo", afirmou o consultor técnico e professor de pós-graduação em Engenharia e Medicina do Trabalho, Gianfranco Pampalon.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!