Dados divulgados pela Anatel mostram que os serviços de telefonia móvel, de banda larga, de telefonia fixa e de TV por assinatura (na modalidade SeAC) tiveram reduções consistentes nos Índices de Reclamações (IR) durante o período de 2017 a 2023.
O IR é o resultado das reclamações dividido pela quantidade de acessos ou assinantes de um determinado serviço. É a ponderação que a agência reguladora faz para normalizar o número de reclamações pela quantidade de acessos e, assim permitir comparar as diversas prestadoras de um mesmo serviço. Nos gráficos a seguir, o IR são os números da coluna vertical.
Os gráficos abaixo mostram que de maneira geral, todas as operadoras tiveram queda na quantidade de reclamações na telefonia móvel – sendo que TIM e Claro estão próximas no topo do índice.
Já no serviço de TV por assinatura, observa-se que entre a operadora Claro é a que tem um índice de reclamação maior do que as concorrentes Sky, Oi, e Vivo.
No serviço de banda larga, as operadoras TIM e Sky estão próximas nos índices da Anatel. Mas a TIM foi a que teve uma maior queda no IR. Isso demonstra que a operadora buscou medidas para sanar os problemas de seus clientes do serviço.
Por fim, no serviço de telefonia fixa, a Oi está quase empatada com a Vivo no índice da Anatel. Já a Claro, é a que menos tem reclamações demandadas na agência reguladora, entre as empresas pesquisadas.