Reclamações em telecom caíram entre 2017 a 2023, aponta Anatel

Foto: Freepik

Dados divulgados pela Anatel mostram que os serviços de telefonia móvel, de banda larga, de telefonia fixa e de TV por assinatura (na modalidade SeAC) tiveram reduções consistentes nos Índices de Reclamações (IR) durante o período de 2017 a 2023.

O IR é o resultado das reclamações dividido pela quantidade de acessos ou assinantes de um determinado serviço. É a ponderação que a agência reguladora faz para normalizar o número de reclamações pela quantidade de acessos e, assim permitir comparar as diversas prestadoras de um mesmo serviço. Nos gráficos a seguir, o IR são os números da coluna vertical.

Os gráficos abaixo mostram que de maneira geral, todas as operadoras tiveram queda na quantidade de reclamações na telefonia móvel – sendo que TIM e Claro estão próximas no topo do índice.

Notícias relacionadas

Já no serviço de TV por assinatura, observa-se que entre a operadora Claro é a que tem um índice de reclamação maior do que as concorrentes Sky, Oi, e Vivo.

No serviço de banda larga, as operadoras TIM e Sky estão próximas nos índices da Anatel. Mas a TIM foi a que teve uma maior queda no IR. Isso demonstra que a operadora buscou medidas para sanar os problemas de seus clientes do serviço.

Por fim, no serviço de telefonia fixa, a Oi está quase empatada com a Vivo no índice da Anatel. Já a Claro, é a que menos tem reclamações demandadas na agência reguladora, entre as empresas pesquisadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!