Em posse na Anatel, Alexandre Freire defende novo papel da agência no mundo digital

Alexandre Freire, conselheiro da Anatel

No seu discurso de posse, o novo conselheiro da Anatel, Alexandre Freire, disse que um dos desafios da agência, ao qual pretende cooperar a superar, é a redefinição do papel da agência no mundo digital. Para Freire, em razão do processo de transformação da comunicação como um todo, é preciso que um reposicionamento da Anatel.

"Acredito que este tema está na ordem do dia. Temos projetos de lei que tratam disso, por exemplo. Mas também é preciso que o tema ganhe atenção do Poder Executivo", disse Freire.

Ainda no seu discurso, Alexandre Freire destacou que essa mudança de atuação da agência é que dará a base para enfrentar os principais desafios futuros, que segundo o novo conselheiro da Anatel, são:

Notícias relacionadas

– Assegurar o cumprimento e execução de todos os compromissos de implantação de rede e infraestrutura que decorrem do edital do 5G, principalmente quanto à cobertura de todos os municípios e localidades das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e ao investimento em projetos de conectividade nas escolas, por meio do GAPE;

  • – Fortalecer e promover a elaboração de estudos e de propostas voltadas ao fortalecimento dos precedentes da agência;
  • – Repensar o papel da agência frente aos novos desafios que se impõem na regulação do ecossistema digital, a exemplo da segurança cibernética;
  • – Promover o desenvolvimento e a desburocratização do ambiente regulatório e econômico, de modo a facilitar o acesso aos serviços de telecomunicações pelos cidadãos e a competitividade do setor;
  • – Permanecer e persistir na proteção dos consumidores, principalmente no que diz respeito às ligações abusivas; e
  • – Fortalecer a participação dos pequenos provedores e dos provedores regionais, garantindo a competitividade para o consumidor.

Carlos Baigorri, presidente da agência, reforçou falas anteriores lembranbdo que o mundo todo está debruçado sobre a nova realidade do mundo digital e que é preciso fazer um amplo debate público sobre a questão. "Certamente a Anatel não vai conseguir sozinha apresentar um caminho. Você, Alexandre, poderá ajudar a fazer este debate, com seus conhecimentos, juntamente com a sociedade brasileira para repensar o papel do estado nessa conjuntura digital", disse Baigorri.

Sobre a sua trajetória e perfil para ocupar a vaga na agência reguladora setorial, Alexandre Freire destacou o fato de ser um jurista com formação em Direito Público e de ter ocupado cargos importantes em diversos órgãos. Alexandre Freire assume o Conselho Diretor da Anatel na vaga deixada por Emmanoel Campelo, no último dia quatro de novembro. Seu mandato vai até novembro de 2027.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!