Emmanoel Campelo deixa o Conselho Diretor da Anatel

Conselheiro Emmanoel Campelo se despede na Anatel. Foto: Reprodução/Anatel

A reunião do Conselho Diretor desta quinta-feira, 3, foi a última do conselheiro Emmanoel Campelo na Anatel. Desde a nomeação em 2017 até esta data – oficialmente, o mandato termina na sexta, 4 -, o potiguar esteve a frente da relatoria de 725 processos na agência. Considerando os pedidos de vista, ele próprio somou 781 processos. 

Segundo Campelo, o objetivo foi de sempre figurar como uma "voz ativa no caminho para conectar o País totalmente". O conselheiro destacou o fato de não ter deixado nenhum processo para o sucessor – que será, pela lista de substitutos, o superintendente de planejamento e regulação, Nilo Pasquali.

"Entrego o gabinete sem nenhum passivo", disse Campelo, complementando em seguida: "Tem a peculiaridade de não ter um processo sequer em diligência. O superintendente Nilo certamente se enche de jubile com essa passagem."  

Notícias relacionadas

Dentre os processos que já relatou ou pediu vista, o conselheiro ressaltou o trabalho no Edital do 5G, no qual praticamente todos os conselheiros da época acabaram tendo grande papel – a exceção foi o conselheiro Artur Coimbra, à época ainda no Ministério das Comunicações. "É uma frase que será repetida por todos nós: o Edital do 5G foi o processo mais relevante e importante, até pelo potencial de evolução da tecnologia e do setor de telecomunicações", disse. 

Porém, Emmanoel Campelo também se destaca no combate à prática de telemarketing abusivo, por robocalls ou por uso ilegal de recursos de numeração. "Sem dúvida nenhuma é o maior legado que você deixa para o Brasil. O País e a Anatel têm uma dívida com você", afirmou o presidente da agência, Carlos Baigorri. 

Campelo encerrou o discurso afirmando que nunca teve apego a cargos ou instituições, mas que o trabalho na agência reguladora foi diferente. "Não vou ter saudades da Anatel como instituição, mas como pessoas. Daqui estou levando muitos amigos."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!