TIM usa solução da SAS para prever demanda de atendimento ao cliente

Foto: Pikrepo

A TIM está adotando uma solução da empresa de software e serviços em analytics SAS voltada à previsão da demanda dos consumidores nos canais de suporte da operadora.

A plataforma em questão calcula, de forma automatizada, a expectativa de atendimentos para cada mês levando em conta variáveis como sazonalidade, vencimentos de contas e suspensões de serviços, entre outras. A partir das informações, é possível prever dias e horários onde picos de atendimento são esperados.

A TIM e a SAS já vinham realizando há cerca de um ano um projeto piloto da ferramenta na base dos clientes pré-pagos da operadora. Atualmente, o recurso também entrou em funcionamento no segmento controle, com previsão de expansão para o pós-pago e a voz corporativa em 2023.

Notícias relacionadas

"Com o processo automatizado e dados mais precisos, conseguimos ter previsibilidade de volumes e custos. Quanto mais precisas são nossas projeções, melhor o desempenho de custo e operacional", afirmou a diretora de monitoramento de relações com o cliente da TIM Brasil, Angela Montet, em comunicado.

"No projeto piloto do pré-pago já notamos benefícios como a redução do desvio no volume em 20% e a ampliação do tempo dos consultores dedicados à análise de 60% para 80%", prosseguiu a executiva da TIM.

Agora, os próximos passos contemplam a evolução na modelagem estatística da solução, incluindo o uso de elementos de inteligência artificial por meio de ferramenta da SAS que cria previsões utilizando técnicas de machine learning. A expansão da tecnologia para todos os canais de atendimento da TIM também está no roteiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!