3G aquecerá vendas no segundo semestre, diz presidente da Claro

A entrada das operadoras na terceira geração e o início da operação da Vivo em Minas e no Nordeste, e da Oi em São Paulo devem aquecer o mercado a partir do segundo semestre do ano. Essa é a expectativa do presidente da Claro, João Cox. Para ele, 2008 deve repetir o crescimento apresentado em 2007, quando foram adicionados ao mercado em geral aproximadamente 20 milhões de clientes. Segundo ele, a partir do segundo semestre de 2008 a maior parte das adições líquidas no País já será em tecnologia de terceira geração.
A América Móvil, controladora da Claro, divulgou que pretende investir este ano no Brasil em torno de US$ 700 milhões. Cox explica que nesse montante não está incluso o valor das licenças de 3G, que somaram R$ 1,4 bilhão.
A Claro lançou a rede de 3G na faixa de 850 MHz em novembro do ano passado, mas não fornece o número de clientes conquistados até agora. Cox comentou apenas que já conseguiu observar que o usuário de banda larga pela rede 3G consome mais banda do que o usuário do ADSL em casa. ?Com o celular, as pessoas estão o tempo todo acessando a web. No ADSL, o acesso normalmente é apenas quando as pessoas chegam em casa?, diz ele.

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Ao contrário da TIM e da Vivo (que oferecem acesso sem fio, mesmo sem ter rede 3G ativada), a Claro oferece pacotes de transmissão de dados ilimitados, como ocorre hoje no ADSL. O plano de 500 Kbps custa R$ 69,90 e o de 1 Mbps, R$ 99,90. Cox informou que já começou a instalação da rede 3G em 2,1 MHz, para a qual foram selecionados os fornecedores Nokia Siemens, Ericsson e Huawei.

Competição

Sobre a possível consolidação entre BrT e Oi, o executivo opina que a competição não será alterada, uma vez que as empresas atuam em mercados distintos. ?É natural do mercado as empresas se fundirem, desde que se respeitem as regras?, disse ele. Cox evitou tecer maiores comentários sobre a mudança da legislação para permitir a operação. Sobre a entrada da Telefónica no capital da Telecom Italia, o executivo lembrou que restam poucos meses para que as empresas apresentem o acordo de acionistas que cumpra as 28 restrições impostas pela Anatel.

Resultado

A Claro foi a empresa que mais adicionou clientes no ano passado: 6,35 milhões, o que corresponde a 30,1% do total de adições do mercado. A receita líquida de serviços cresceu 23,1% no ano. O Ebitda atingiu R$ 2,5 bilhões, um avanço de 135% em relação a 2006. Já a margem Ebitda foi de 25%, a maior já apresentada pela Claro. A receita líquida total em 2007 foi de R$ 10 bilhões, um crescimento de 19,3% frente a 2006. A receita líquida de serviços chegou a R$ 8,67 bilhões, superior em 23,1% à do ano anterior.

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