O Conselho Diretor da Anatel publicou nesta segunda-feira, 6, portaria onde convoca o Superintendente de Planejamento e Regulamentação da agência, Nilo Pasquali, para assumir vaga de conselheiro substituto no colegiado a partir do dia seis de novembro. O mandato de Nilo Pasquali termina no final deste ano. Esta não é a primeira vez que Nilo Pasquali assume vaga no colegiado máximo da Anatel.
Em novembro de 2022, com o término do mandato de Emmanoel Campelo como conselheiro da Anatel, Nilo Pasquali foi convocado pela primeira vez para exercer a função de substituto no Conselho Diretor.
Pasquali é o segundo da lista tríplice de substituição de integrantes do Conselho Diretor, sendo o primeiro Wilson Wellisch, que já assumiu vaga a função de presidente substituto da agência reguladora, em janeiro de 2022, e atualmente está como secretário de Comuniucação Eletrônica do Ministério das Comunicações; e o terceiro é o gerente de planejamento, operação e manutenção de redes da Anatel, André Gustavo Farias Gonçalves.
O Superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel assume a vaga deixada por Moisés Moreira, cujo mandato termina nesta terça, 4, e que participou da sua última reunião como conselheiro no dia 26.
Currículo
Nilo Pasquali é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UNB) e pós-graduado em regulação em telecomunicações, também pela instituição superior.
Especialista em regulação na Anatel desde 2005, o profissional ocupa desde dezembro de 2017 o cargo de superintendente de planejamento e regulamentação na agência. Na função, Pasquali coordena o desenvolvimento de normas e regulamentos para serviços, a elaboração de editais de licitação e a proposição de medidas para a ampliação do acesso.
A Anatel conta com uma lista tríplice para substituições no Conselho Diretor. Pasquali era a segunda alternativa para a convocação, seguido do gerente de planejamento, operação e manutenção de redes da Anatel, André Gustavo Farias Gonçalves.