Nilo Pasquali é convocado como conselheiro substituto na Anatel; Ministério ainda quer indicar nome em 2022

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Com o término do mandato de Emmanoel Campelo como conselheiro da Anatel nesta sexta-feira, 4, o superintendente de planejamento e regulamentação da agência, Nilo Pasquali, foi convocado para exercer a função de substituto no Conselho Diretor.

Uma portaria de pessoal com a convocatória foi assinada ainda nesta sexta-feira pelo presidente da Anatel, Carlos Baigorri. Após confirmação do nome de Pasquali em votação no circuito deliberativo da agência, o conselheiro substituto ocupará a função a partir de segunda-feira, 7.

Derrotado na eleição presidencial, o governo Bolsonaro tem os próximos dois meses para tentar preencher de forma definitiva a vaga de Campelo. A secretaria-executiva do Ministério das Comunicações (MCom) confirmou a este noticiário que a pasta deve encaminhar à presidência a indicação de nomes, cabendo a Bolsonaro a indicação ao Senado.

Notícias relacionadas

Currículo

Nilo Pasquali é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UNB) e pós-graduado em regulação em telecomunicações, também pela instituição superior.

Especialista em regulação na Anatel desde 2005, o profissional ocupa desde dezembro de 2017 o cargo de superintendente de planejamento e regulamentação na agência. Na função, Pasquali coordena o desenvolvimento de normas e regulamentos para serviços, a elaboração de editais de licitação e a proposição de medidas para a ampliação do acesso.

A Anatel conta com uma lista tríplice para substituições no Conselho Diretor, encabeçada por Wilson Wellisch. O servidor está cedido ao Ministério das Comunicações e chegou a ocupar o posto de presidente da reguladora enquanto conselheiro substituto no começo de 2022. Pasquali era a segunda alternativa para a convocação, seguido do gerente de planejamento, operação e manutenção de redes da Anatel, André Gustavo Farias Gonçalves.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!