Telecomunicações crescem 36% no primeiro trimestre

O faturamento nominal do setor de telecomunicações cresceu 36% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. O faturamento da indústria eletroeletrônica foi de 21% no mesmo período. Descontada a inflação do período, o crescimento da receita de telecomunicações foi de 19% e o do setor eletroeletrônico ficou em 6%, segundo os dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). A área de telecomunicações foi, assim, o setor que mais cresceu, estimulada pelo desempenho da telefonia móvel, pela banda larga e VoIP.
A utilização da capacidade produtiva de telecomunicações foi de 90% no primeiro trimestre (88% no setor) e, para o próximo trimestre, a previsão é que permaneça neste patamar. Também nas exportações, as telecomunicações registraram uma alta performance, com US$ 559 milhões, um aumento de 177% em relação ao mesmo período do ano passado. Os aparelhos foram responsáveis por este resultado, com 81% do total das vendas externas (US$ 453 milhões).

Revisão

Notícias relacionadas

A Abinee refez a projeção anterior de crescimento, em janeiro deste ano, quando previu um crescimento nominal de 20% este ano para o setor. Agora, a previsão é de 15%. Segundo a associação, poderão inibir o crescimento da indústria eletroeletrônica a contínua elevação da taxa de juros; a queda do dólar; e o aumento dos insumos como o aço, o alumínio e o cobre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!