Contribuições expõem dúvidas sobre a definição da nova rede

As contribuições apresentadas à consulta pública nº 10/2009, sobre o regulamento de atualização do PGMU – mais conhecido como "regulamento do backhaul" – evidenciaram a dificuldade do setor, como um todo, de definir esta nova rede de telecomunicações. Diversos comentários focaram a necessidade de melhor detalhamento do conceito de backhaul, apresentando propostas de nova redação da definição. Até mesmo um funcionário da própria Anatel sugeriu alterações no texto proposto, demonstrando que o assunto talvez não esteja claro dentro da própria agência.
A definição presente na proposta de regulamento é a mesma do decreto presidencial nº 6.424/2008, que incluiu esta nova rede como uma meta de universalização: "backhaul é a infraestrutura de rede de suporte do STFC para conexão em banda larga, interligando as redes de acesso ao backbone da operadora". O especialista em regulação Leandro Alves Carneiro sugeriu a retirada das expressões "do STFC" e "da operadora" do texto. Apesar de sutil, a mudança acabaria com a clara associação do backhaul ao conjunto de bens que suportam o STFC, cerne das últimas disputas sobre o assunto na Justiça.
Outra mudança aparentemente suave, mas com forte impacto conceitual, foi sugerida pela Intelig. A empresa defende que o backhaul seja considerado uma rede do STFC "necessária à transmissão, emissão e recepção de informações multimídia", o que expande o escopo da nova infraestrutura para além da oferta de banda larga.

Notícias relacionadas
A TIM defende uma versão mais detalhista do conceito. A operadora sugere a seguinte redação sobre a nova rede: "Backhaul é a infra-estrutura de rede e/ou aplicação de suporte do STFC para conexão em Banda Larga, interligando as redes de acesso ao backbone da operadora; o backhaul compreende toda a infra-estrutura da Concessionária, utilizada desde a Terminação de Backbone da operadora até a Terminação de Rede da operadora".
Essa visão de que a definição no regulamento deve deixar claro onde começa e onde termina o backhaul é compartilhada pela Telcomp. A associação quer que a Anatel insira na definição onde essa infraestrutura se inicia e termina "efetivamente" e liste os equipamentos que fazem parte da rede e os que não fazem parte.
Já a Oi, na contramão dessas sugestões, pede a exclusão do conceito do regulamento, uma vez que a definição está no decreto da troca das metas e, portanto, a repetição seria desnecessária.
Como já era de se esperar, a Telefônica, concessionária com o maior backhaul já instalado antes da troca das metas, também fez considerações sobre a definição dessa rede. A empresa quer que a Anatel coloque claramente que o regulamento em questão "se aplica exclusivamente à troca de obrigação". Essa mudança, caso aceita pela agência, eximiria a parte da rede que já foi implantada pelas empresas de seguir as regras de compartilhamento dessa infraestrutura e reversibilidade, por exemplo.
A sequência de comentários tendo como foco a definição do tema central do regulamento demonstra que o assunto está longe de ser pacificado no setor. Gustavo Gindre, integrante do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.Br), apresentou comentário pessoal criticando a dificuldade de discernimento da rede que está sendo regulamentada pela Anatel.
"A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), por má fé ou incapacidade técnica, continua estimulando a confusão sobre o conceito de backhaul, que passou a ser vital tanto para o futuro da cobertura de banda larga no país quanto para a definição dos bens reversíveis à União ao final dos contratos de concessão do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC)", atacou o pesquisador. O ponto de maior crítica de Gindre é a inclusão de um "backhaul satélite" no regulamento. "Satélites não são nem bem essenciais para a prestação do STFC nem públicos e, portanto, não são reversíveis à União e não podem constar da definição de backhaul, sob pena dos recursos arrecadados com a assinatura básica e as tarifas telefônicas do STFC serem usadas para subsidiar patrimônio não reversível, numa forma ilegal de subsídio cruzado."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!