Mesh: Como a interoperabilidade entre ONTs e roteadores pode aumentar a qualidade de conexão

Thyago Monteiro, da Connectoway

A ideia de internet, atualmente, está diretamente ligada ao Wi-Fi. Quando um usuário menciona o mau funcionamento da sua internet, automaticamente associamos a problemas em sua rede de conexão sem fio. Com isso, a demanda torna-se cada vez mais alta e as necessidades dos usuários acompanham este movimento.

Considerando uma pesquisa realizada pela CeTIC.br este ano, 84% dos domicílios brasileiros possuem internet, sendo 90% deles com wi-fi. Se considerarmos os pacotes contratados, 29% deles são com velocidades superiores a 50 Mbps e 45% dos planos contratados estão entre R$ 91 e R$ 150. 

A pesquisa aponta um expressivo consumo de streamings. Entre os usuários de internet brasileiros, 75% ouviram música online, 74% assistiram vídeos, programas, filmes ou séries online, 48% acompanharam transmissão em tempo real de áudio ou vídeos ou lives e 38% jogaram pela internet. Cada vez mais, os usuários buscam internet com mais velocidade e estabilidade para seu uso diário.

Notícias relacionadas

A maioria das residências, entretanto, possui um único ponto único de acesso, que normalmente, não atende à necessidade de conexão em todos os ambientes da casa. Uma das formas de resolver esse problema é criando redes Mesh, que possibilitam a conexão através de vários roteadores em uma mesma.

Recentemente, uma fase beta de integração (Mesh) entre Unidades de Fibra Ótica (ONTs) e roteadores Huawei passou a ser testada no mercado. Isso porque, além da variação de vendas e, às vezes, competição entre as duas frentes de equipamento, todo roteador depende de uma ONU Bridge. A avaliação, portanto, fica por conta do cliente sobre quando há ou não a necessidade dessa função integrada no mesmo equipamento.

Connectoway e Huawei, buscando atender esse requisito dos clientes no Brasil tornou possível a disponibilização do EasyMesh entre suas ONTs e Roteadores. Após várias avaliações, coletas de logs e sessões de discussão entre clientes e desenvolvedores, uma versão final do serviço está sendo desenvolvida e disponibilizada ainda em 2023 para toda a base de clientes que possuem nossas soluções. 

Para que isso funcione, o cliente precisa ter acesso a um firmware customizado que libera ambas as possibilidades no roteador e na ONU, respeitando a compatibilidade dos modelos. Dessa forma, será possível ter um ganho de cobertura e performance para maior fatia dos provedores e atender, assim, a maior parte das ONUs que são entregues para o mercado. No fim das contas, o grande beneficiado é o assinante final, que deve perceber rapidamente essa melhora na qualidade de conexão.

Wi-Fi Premium como complemento à rede Mesh

Outra tecnologia recente no mercado, que tem ganhado força, é o uso de inteligência artificial para otimizar e melhorar a gestão da rede sem fio, o que a Huawei chama de Premium Wi-Fi. Ela permite que o monitoramento de todos os dispositivos da rede sem fio seja feito na central de controle (em nuvem), reduzindo assim o tempo de atendimento e possibilitando que grande parte dos problemas seja encontrado com mais facilidade, de maneira assertiva e remota.

Sempre foi um ofensor para os provedores de internet, o custo gerado por visita técnica por conta de problemas com o Wi-Fi. Antes sem visibilidade ou evidências do problema, o provedor era obrigado a realizar uma visita técnica na maioria das vezes considerada improdutiva! Agora, além de ter indicadores de performance, também é possível analisar o histórico da conexão daquele assinante e relacionar com o momento da reclamação. Já são documentadas reduções de até 40% na quantidade de visitas técnicas por problemas de Wi-Fi, o que acaba sendo um saving importante no Opex daquele provedor.

A instalação da rede Mesh também é feita avaliando a necessidade real de pontos de acesso suplementares com mapeamento e avaliação do local, seguindo com a verificação de cada fase do serviço entregue, podendo, inclusive, o próprio assinante resolver alguma complicação pontual.

No Brasil, os principais players já estão assumindo a responsabilidade da solução otimizada de problemas com adoção de tecnologias de inteligência artificial e mineração de dados. A rede Mesh se aplica paralelamente ao Wi-Fi Premium para desenvolver ainda mais uma melhor entrega desse serviço.

*Sobre o autor – Thyago Monteiro é diretor técnico da Connectoway. Este é um conteúdo de marca, sob responsabilidade da Connectoway. As informações e opiniões expressas nesse artigo não representam necessariamente opinião de TELETIME

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!