Espera pelo PLC 79 foi a justificativa formal para suspender PGMU

Um complicador para que as concessionárias de telecomunicações consigam retomar uma conversa sobre o PGMU, cuja publicação foi suspensa na semana passada em função da recusa da empresas de assinarem os novos contratos de concessão, é o fato de o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações ter formalmente devolvido o plano de metas de universalização à agência. O entrave está na justificativa dada pelo MCTIC à Anatel: a indefinição sobre o PLC 79/2016. Com isso, a Anatel dificilmente reabrirá ela a discussão, alegando que o ministério indicou em ofício que o assunto só voltará a andar depois da mudança de modelo.

É uma formalidade, mas que pode ter peso relevante se for considerado que o tom do MCTIC e da Anatel sobre esse episódio é diferente. Enquanto o ministério tem um tom conciliador, a Anatel mostra um certo descontentamento com o fato de que as empresas não quiseram assinar o contrato. A justificativa das empresas foi a inclusão de uma cláusula, não prevista na consulta, que vincula a assinatura do contrato ao reconhecimento de todo o saldo apurado pela Anatel referente às mudanças no PGMU. Coisa da ordem de R$ 3,5 bilhões.

Fontes do ministério asseguram que a disposição ao diálogo sobre esse impasse permanece e que se for o caso o MCTIC pode voltar a solicitar da Anatel o envio do PGMU. Mas para isso quer uma sinalização das empresas de que o saldo, pelo menos referentes às metas atuais que está sendo alteradas, seriam aplicadas em políticas de banda larga. "Não foi fechada a questão. O que aconteceu (na suspensão do PGMU) é que, naquela data, naquele contexto, é o que dava para fazer. Mas o assunto pode e deve ser retomado", diz uma fonte do governo.

Notícias relacionadas

O ministério mostra inclusive confiança na aprovação do PLC 79. Internamente, o ministro Gilberto Kassab acredita que o assunto poderá voltar à pauta do Senado depois da votação da reforma trabalhista. A ideia do MCTIC é adiantar com as empresas uma discussão sobre os recursos que poderão ser aportados no plano de conectividade, mas essa discussão ainda não foi feita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!