A Huawei e o CPqD anunciaram nesta segunda, 5, a criação de um laboratório para criar softwares inovadores para redes LTE. A parceria de pesquisa e desenvolvimento pretende incentivar a inovação em softwares para redes de quarta geração a partir da plataforma de serviços da fornecedora chinesa. O laboratório será montado nas instalações do CPqD em Campinas e abrigará equipes técnicas de ambas as empresas das áreas de sistemas de suporte ao negócio (BSS, na sigla em inglês) e de plataforma de serviços.
Além de trabalhar no aprimoramento de soluções de cobrança adaptadas à legislação brasileira a partir da plataforma de billing da Huawei, o laboratório também desenvolverá aplicativos Android, iOS e Windows Phone para melhoria do relacionamento entre operadoras e clientes, com a criação de novos canais de atendimento e comunicações unificadas.
Em comunicado, a Huawei informa que investiu em 2013 mais de US$ 5 bilhões em pesquisa e desenvolvimento globalmente e que "o Brasil atraiu parte dos investimentos por ser um mercado prioritário para a estratégia da companhia".