Decretos para mudar regras do Fust já foram discutidos

Tanto o Plano de Metas de Universalização para os Serviços de Telecomunicações oferecidos a pessoas portadores de deficiência, a ser implantado com recursos do Fust, quanto o decreto que reinterpreta a Lei do Fust de forma a permitir sua aplicação em projetos de inclusão digital em banda larga, já foram discutidos com a Casa Civil. O Ministério das Comunicações prevê que o PGMU para os portadores de deficiência deve ser o primeiro decreto da área de telecomunicações a ser assinado pelo presidente Lula após o seu período de férias. Já o decreto com alteração das regras do Fust deve demorar um pouco mais porque não foi ainda formalizado na Casa Civil, aguardando apenas a definição final do Tribunal de Contas da União (TCU), que recebeu o mesmo texto do Minicom e deverá apresentar um parecer a respeito.

Políticas

O Ministério das Comunicações também já apresentou à Casa Civil uma proposta de alteração no Decreto 4.733 de 2003, que trata das políticas de telecomunicações, de forma a clarear a função do ministério em relação às questões de inclusão digital. Observe-se que a modificação realizada neste decreto em 2005 apenas determinou que caberia ao Minicom a coordenação dos projetos de inclusão digital. A falta de clareza levou a Anatel, por exemplo, a propor o edital de licitação das faixas de 3,5 GHz e 10,5 GHz, o que criou mais um ponto de atrito com o ministério. De acordo com dispositivo que deverá ser incluído no Decreto 4.733/03, qualquer outorga de faixa de freqüência que possa ser utilizada para a inclusão digital em banda larga sem fio deverá ser submetida previamente ao Minicom. Isso significa que o edital de 3,5 GHz e 10,5 GHz, que já está suspenso por decisão do TCU, deverá ser alterado de forma a atender às determinações do Minicom, reservando algumas faixas de freqüência para utilização do Poder Público.

Notícias relacionadas

Drible na Esplanada

Há alguns meses o Ministro Hélio Costa revelou seu descontentamento com a resistência existente em outros ministérios em relação à coordenação, pelo Minicom, dos projetos de inclusão digital. O ministro avaliava que seus colegas das outras pastas passaram a denominar os projetos de inclusão digital com nomes muito diferentes de forma a escapar da coordenação do Minicom. Hélio Costa dizia ainda que as coisas somente ficariam claras quando os demais ministérios percebessem que o interesse do Minicom era apenas oferecer a infra-estrutura para o acesso digital dos diversos projetos propostos. Na sua opinião, o Gesac e as cidades digitais, cujos projetos pilotos começam a ser definidos, utilizarão os meios de acesso que o Minicom oferecerá aos demais órgãos de governo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!