Operadoras pedem incentivos para desligamento de redes 2G e 3G

Antena de telecomunicações. Foto: Pexels

Na tomada de subsídios da Anatel sobre medidas para o futuro desligamento das redes 2G e 3G, as principais operadoras móveis do País demandaram incentivos para realização do processo. A lista de sugestões passa por mudanças regulatórias e incentivos fiscais de desoneração de aparelhos 4G e 5G.

Em contribuição, a Associação Nacional das Operadoras Celulares (Acel) reiterou que a primeira medida para iniciar o processo de desligamento do 2G/3G seria encerrar a homologação de equipamentos que operassem exclusivamente nas duas redes. A medida também foi defendida como imprescindível na contribuição individual de empresas, como a Claro.

Em paralelo, a exigência na homologação de novos equipamentos de suporte aos serviços de voz sobre redes LTE (VoLTE) e 5G (VoNR) também foi solicitada pela Acel. O objetivo seria o de "garantir prestação do serviço móvel pessoal na sua plenitude a partir do desligue das redes legadas", explica a associação.

Notícias relacionadas

As operadoras ainda argumentam que não devem ser criados custos às empresas do setor por conta do desligamento, com o planejamento da substituição de dispositivos cabendo aos usuários. A cadeia promete realizar um amplo de comunicação sobre o switch-off 2G/3G, além de apontar medidas em andamento para a transição – como a descontinuidade de ofertas exclusivas na tecnologia e venda de celulares com no mínimo 4G.

A Acel ainda defendeu a possibilidade de redução ou mesmo eliminação de regras de qualidade de rede para as redes 2G e 3G, como forma de reduzir custos associados. Também há avaliação que a medida poderia incentivar usuários a realizar migrações. Vale notar que operadoras com maior foco no mercado de Internet das Coisas encaram o planejado desligamento das redes legadas com mais cautela.

Incentivos tributários

Outra proposta trazida pelas operadoras reunidas na Acel é a desoneração de dispositivos terminais e equipamentos de rede compatíveis com 4G e 5G. Neste sentido, as empresas de telecomunicações pedem a formatação de políticas públicas neste sentido por parte do Executivo e do Legislativo.

Uma outra abordagem governamental proposta pelas operadoras móveis é que o Projeto Celular Legal passe a abranger também dispositivos M2M/IoT, para coibir uso indevido de dispositivos não homologados baseados em 2G/3G. Nesse sentido, foi defendida necessidade de intensificar a fiscalização ao lado de órgãos como o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e forças policiais.

4 COMENTÁRIOS

  1. Até hoje nunca utilizaram a capacidade maxima do 3G e o 4G parece o 3G no início, não tem banda e não funciona em todos os lugares, digo por morar no centro de SP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!