5G e fibra óptica: complementares ou rivais na banda larga fixa?

Foto: Marcelo Kahn

A possibilidade de ofertar a banda larga fixa através da tecnologia 5G no modelo de FWA (acesso fixo sem fio) tem despertado reflexões sobre qual será o papel da oferta diante da consolidada forma de entrega do serviço a partir da fibra óptica.

Durante o evento TeletimeTec, organizado por TELETIME e realizado nesta segunda-feira, 4, em São Paulo, executivos de empresas vencedoras de lotes regionais no leilão do 5G discutiram o assunto: tanto na Ligga Telecom quanto na Greatek/Cloud2u, os desafios do FWA foram acompanhados de otimismo sobre o uso comercial da tecnologia.

"O CPE [equipamento na casa do cliente] ainda tem um preço alto, gerando um retorno muito longo para o FWA, porém há números interessantes lá fora. Inclusive há operações típicas de fibra no qual o FWA tem um volume cada vez maior no share", afirmou o gerente de negócios do grupo Greatek/Cloud2u, Anderson Ferreira.

Notícias relacionadas

"Temos visto resultados de operações lá fora com performance interessante. Não sei se sustentáveis, mas bastante interessantes", refletiu o diretor de novos negócios da Ligga Telecom, Lucas Aliberti. Entre as empresas internacionais monitoradas estão T-Mobile e Verizon, dos Estados Unidos.

"Na Verizon, cresceram muito as adições líquidas FWA e houve queda na venda da fibra", prosseguiu o profissional. Para o executivo da Ligga – que tem o mercado corporativo como foco central da sua estratégia 5G -, a longo prazo, o futuro das ofertas fixas será inevitavelmente sem fio. "O fio vai existir enquanto entregar mais qualidade", apostou Aliberti.

Já no curto prazo, a questão seria a qual preço o FWA poderia oferecer serviço com capacidade semelhante à da fibra. "O preço ainda é muito importante. O meu investimento com rede de acesso, core e modem seria muito parecido com o da Verizon, mas ela pode cobrar US$ 50 e eu, R$ 100. Lá há mais capacidade de monetizar esse capex", seguiu o diretor da Ligga, citando o alcance de cobertura do FWA como outra variável.

Juntas

No limite, tanto a operadora paranaense quanto a Greatek/Cloud2u classificaram fibra óptica e FWA via 5G como tecnologias complementares. A análise foi compartilhada pela Huawei, que tem parcela relevante de mercado no ecossistema das duas tecnologias.

"A fibra e o 5G não são inimigos, mas complementares. Cada tecnologia vai ter sua aplicação mais apropriada e cada caso vai ter que ter sua própria análise do que é melhor", apontou o diretor de assuntos corporativos e regulatórios da Huawei, Carlos Lauria.

Durante o TeletimeTec, a empresa reforçou a estratégia de padronização de soluções fixas e ópticas para maior convergência com a quinta geração de redes. A iniciativa F5G tem sido globalmente conduzida pela European Telecommunications Standards Institute (ETSI) e conta com o apoio de operadoras como a brasileira Oi, além da fornecedora chinesa. "A rede fixa e a wireless estão evoluindo e chegando em situações que mostram como elas são complementares", sinalizou Lauria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!