A operadora de infraestrutura GlobeNet selecionou data centers da Equinix como pontos de presença (PoP) adicionais do cabo submarino Malbec, que ligará Brasil e Argentina. O serviço será prestado a partir dos data centers Equinix SP2 e SP4, em São Paulo.
"Há um tráfego de comunicações significativo entre Brasil e Argentina, duas das maiores economias da América Latina, e esse tráfego continuará crescendo nos próximos anos", afirmou o presidente da Equinix no Brasil, Eduardo Carvalho. "O Brasil está se tornando um polo na região para gigantes globais de tecnologia, o que torna ainda mais importante a conexão de alta performance com outros países da América Latina", completou o executivo, em comunicado.
Empresa do BTG Pactual, a GlobeNet tem o Facebook como parceiro no Malbec e, caso a proposta do banco seja aprovada, será incorporada pela InfraCo como parte do acordo para pagamento de uma participação de 59,7% na empresa de infraestrutura da Oi.
O sistema de 2,6 mil km promete dobrar a capacidade disponível para a Argentina. O cabo se valerá de tecnologia Spatial Division Multiplexing (SDM) e de repetidores e transponders de última geração. Um estudo da consultoria Nera estima que Brasil e Argentina se beneficiarão com incremento da penetração de Internet após a conclusão do projeto, agora prevista para o segundo trimestre deste ano.
Mercado
Globalmente, a Equinix reporta que foi selecionada como parceira de interconexão em mais de 40 projetos de cabos submarinos. Em comunicado, a empresa projetou crescimento acelerado do segmento até 2027 e US$ 1 bilhão em novos investimentos em sistemas nos próximos três anos apenas na América Latina.