Conselho do Fust aprova edital para conexão de escolas

O Conselho Gestor do Fust aprovou em sua reunião realizada nesta quinta-feira, 4, o primeiro edital para projetos de conectividade em escolas com recursos não reembolsáveis do Fundo.

Nos termos, está prevista a aquisição de solução completa de conectividade, de implantação, de manutenção e monitoramento de rede externa e rede interna Wi-Fi em escolas públicas, com o objetivo de expandir ou adequar redes de transporte e acesso.

Ao todo, o edital prevê que serão beneficiadas 1.722 escolas, sendo 1.400 delas de forma prioritária. As unidades serão escolhidas a partir dos seguintes critérios:

Notícias relacionadas

O edital dividiu os estados que terão escolas atendidas em lotes. No lote 1 estão Amapá, com duas escolas, e Pará, com 669 escolas; no lote 2 estão Acre, com 103 escolas, e Amazonas, com 554; e no lote 3 estão os estados da Bahia, Maranhão e Paraíba, respectivamente com 112, 99, 183 unidades escolares.

O edital prevê que o serviço de banda larga de Internet deverá ser preferencialmente o ofertado em fibra óptica com velocidade média de 1 Mbps por estudante, considerando o turno de maior número de estudantes matriculados; e 1 Mbps/profissional de educação, considerando o número de total de profissionais para educação infantil.

A velocidade disponibilizada não precisará ultrapassar 1Gbps. O custo referencial para a assinatura de Internet é estimado em R$ 300 ao mês. Em comunicado nesta tarde, o Ministério das Comunicações (MCom) afirmou que o investimento na iniciativa será de R$ 75 milhões. 

Já a rede de Rede Wi-Fi instalada deve possuir requisitos de segurança digital e proteção de dados adequada ao ambiente estudantil. O serviço deve ter um sistema de gestão integrado, com monitoramento dos serviços e todos os ativos a partir de ferramenta de gerenciamento e relatórios periódicos, com dashboards dinâmicos para cada escola.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!